Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30288
Compartilhe esta página
Título: | Efeitos do treinamento de força em parâmetros de saúde cardiovascular e desempenho muscular: uma revisão da literatura |
Autor(es): | CARMO, Yuri Andrey Ferreira do |
Palavras-chave: | Educação Física e Treinamento; Treinamento de Resistência; Força Muscular |
Data do documento: | 8-Jul-2016 |
Citação: | CARMO, Y. A. F. |
Abstract: | O objetivo desta revisão foi avaliar os efeitos do treinamento de força em parâmetros de saúde e desempenho em adultos jovens e saudáveis do sexo masculino. Foi realizada uma busca na base eletrônica SciELO® e os critérios para selecionar os estudos foram: 1) artigos originais; 2) artigos publicados entre os anos de 2008 e 2015; 3) estudo realizado apenas com humanos, do sexo masculino e na faixa-etária entre 18 e 30 anos; 4) estudos que apresentaram uma das seguintes variáveis dependentes: morfologia corporal e/ou desempenho neuromuscular. Após a pesquisa foram encontrados 66 artigos, dos quais apenas 8 atendiam aos critérios de inclusão. Os resultados da revisão demonstraram que o treinamento de força pode acarretar no ganho significativo de força muscular e como a execução do movimento e quando relacionado à saúde, nota-se que esse tipo de treinamento pode ocasionar numa significativa melhora na manutenção da frequência cardíaca, pressão arterial, redução de algumas circunferências ocorridas em indivíduos sendo eles jovens ou adultos. Conclui-se que o treinamento de força, pode ser efetivo na saúde e desempenho neuromuscular em jovens adultos do sexo masculino. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30288 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARMO, Yuri Andrey Ferreira do.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons