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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30238

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Título: Criação de um modelo matemático para estimar a frequência cardíaca por meio da escala de percepção subjetiva de esforço de Borg
Autor(es): LINS, Rhodney Gabriel da Rocha
Palavras-chave: Frequência Cardíaca; Modelagem Matemática; Escala de Borg; Percepção Subjetiva de Esforço
Data do documento: 8-Jul-2016
Citação: LINS, R. G. R.
Abstract: As escalas de percepção subjetiva de esforço possuem uma aproximação muito alta da frequência cardíaca real, porém a margem de erro aumenta de acordo com a idade, condicionamento físico e mobilidade do avaliado. Sendo assim, faz-se necessário desenvolvimento de adequações para melhorar a precisão dos dados obtidos através de testes existentes, quando aplicados a grupos específicos. Objetivo: Criar um modelo matemático para estimar a frequência cardíaca por meio da escala de percepção subjetiva de esforço de Borg (6-20). Metodologia: Este estudo caracteriza-se como sendo descritivo do tipo quase-experimental. O protocolo de esforço consistiu na realização de uma sessão de esforço físico incremental em um ergômetro de braço. Em todos os momentos da frequência cardíaca foi medida utilizando o cardiofrencímetro digital. Resultados: Verificou-se uma correlação excelente, positiva e significante entre as variáveis frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço de Borg (6-20). Por meio da análise de regressão foi possível verificar que os valores do coeficiente de determinação foram também excelentes, positivos e significantes. Conclusão: A formula de adequação criada no presente estudo é uma ferramenta promissora para monitorar frequência cardíaca, através de cargas internas obtidas com a escala de Borg (6-20), em indivíduos com falta ou dificuldade na mobilidade de membros inferiores e condições que possam gerar imprecisão na medida da frequência cardíaca. Podendo proporcionar uma melhor condução em sessões treinos e programas de reabilitação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30238
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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