Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30005

Comparte esta pagina

Título : Avaliação do impacto do aumento dos custos com insumos no valor bruto da produção brasileira de milho, soja e trigo
Autor : TENÓRIO, Arnaldo Júnior Alves
Palabras clave : Valor (Economia); Economia agrícola (Brasil); Produtividade agrícola (Brasil); Milho (Brasil); Soja (Brasil); Trigo (Brasil)
Fecha de publicación : 27-feb-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O presente estudo avalia o impacto de aumentos nos gastos reais com insumos no valor bruto da produção (VBP) de lavouras brasileiras selecionadas. Para tanto, usou o método de regressão aplicada a dados em painel de efeitos fixos, efeitos aleatórios e o método de regressão em dois estágios com o uso de variáveis instrumentais. A base de dados abrange o período entre as safras de 1997/1998 e 2016/2017 distribuído entre estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Nos três modelos estimados foi evidenciado uma relação negativa entre o VBP e o gasto real com insumos, e as estimações em dois estágios indicaram que a magnitude deste impacto pode estar sendo subestimada pela presença de endogeneidade, de modo que o impacto no VBP passaria de algo em torno de -0,25% para -0,50% para cada aumento de 1% nos custos reais com esses insumos. A relação negativa entre as variáveis em análise mostra que a situação do produtor rural pode se tornar mais difícil ao longo do tempo, levando-o a aumentar a área plantada ano após ano para permanecer com mesmo padrão econômico na atividade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30005
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Arnaldo Júnior Alves Tenório.pdf917,51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons