Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29927

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorELIAS, Adriana Soares de Carvalho-
dc.date.accessioned2019-03-29T22:44:38Z-
dc.date.available2019-03-29T22:44:38Z-
dc.date.issued2017-09-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29927-
dc.description.abstractEsta pesquisa se situa no campo de estudos sobre formação continuada de professores da multissérie, em Pernambuco, com foco nas expectativas formativas que têm as/os participantes da formação no Programa Escola da Terra, 2ª versão, desenvolvida pela UFPE-CAA. Tem por objetivo analisar as expectativas formativas dos/as professores/as da multissérie, em relação à formação da 2ª edição do Programa Escola da Terra em Pernambuco. Nosso estudo apresenta como objetivos específicos: 1. Identificar as expectativas de formação que têm os/as professores/as da multissérie, em relação ao Programa Escola da Terra; 2. Pontuar as relações existentes entre as expectativas dos/as professores/as e as proposições do Programa Escola da Terra em Pernambuco; e 3. Identificar as temáticas que emergiram da formação no Programa Escola da Terra no Agreste Pernambucano. Para fundamentar as discussões sobre formação continuada, ancoramo-nos em Gatti (2007; 2008 e 2010), estabelecendo um diálogo articulado com a Educação do Campo. Respaldamo-nos em Arroyo (2012), Molina e Sá (2012) e Caldart (2012), para tratarmos dos conceitos da Educação do Campo e seus contextos; além de Hage (2007; 2008 e 2011), Barros (2005) e Santos e Moura (2010) para discussão sobre as especificidades das escolas multisseriadas. Em busca de atingir os objetivos estabelecidos, delineamos um percurso metodológico a partir da abordagem da pesquisa exploratória, ancorada na Análise de Conteúdo na perspectiva de Franco (2005; 2008). Os procedimentos de coletas de dados utilizados foram a aplicação do questionário e a análise documental. Como resultados da pesquisa, identificamos em nossa primeira categoria de análise as expectativas formativas advindas da formação continuada do Programa Escola da Terra: o compromisso político, as práticas pedagógicas, sociais e educacionais, o sentimento positivo em relação a formação que despertou mudança/transformação e continuidade da formação. Na segunda categoria, analisamos o Projeto Político Pedagógico do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo para educadores(as) de escolas multisseriadas e quilombolas, da 2ª edição do Programa de Formação Continuada Escola da Terra em Pernambuco, constituindo relações com as expectativas suscitadas anteriormente, de modo que constatamos a forte presença da prática nas respostas das/os participantes da pesquisa. Em relação a terceira categoria, destacamos os contextos formativos e as temáticas que emergiram da formação no Programa Escola da Terra no Agreste pernambucano. Nela vimos emergir, a partir da formação, temáticas que caminham rumo à formação continuada, o fortalecimento da escola do campo e o aprendizado e valorização dos sujeitos educativos. Por fim, afirmamos que as expectativas formativas dos/as professores/as em relação à formação continuada do Programa Escola da Terra, trouxeram contribuições para os professores/as que participaram da mesma, havendo um despertar crítico, expresso no compromisso político que perpassa a prática - o que permitiu a estes, reflexões e aprendizados sobre as escolas multisseriadas no contexto da Educação do Campo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores – Formação (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectEducação rural (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectProgramas de aprendizado (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectPráticas de ensino (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectEscolas (Pernambuco)pt_BR
dc.titleExpectativas formativas dos/as professores/as da multissérie: um olhar a partir da formação do Programa Escola da Terra – Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4984209527703208pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis paper is in the field of studies on the formation of professor multilevels in Pernambuco, focusing on the formative expectation which the participants in the "Programa Escola da Terra", Second version, developed by University of Pernambuco (UFPE-CAA). With the purpose to analyse the formative expectations of the multilevels schools, in relation to the second edition of the Programa Escola da Terra in Pernambuco. Our study presents as specific objectives: 1. Identify the expectations of formation that the multilevel professors, related to the Programa Escola da Terra; 2. Score the relations between the professor' s expecations and the proposition of the Programa Escola da Terra. in Pernambuco; and 3. Identify the themes which emerged in the formation in the Programa Escola da Terra in the harsh of Pernambuco. To base the discussions about the continued formation we have based on Gatti (2007; 2008 and 2010), establishing an alliculated dialogue with the field education. Therefore, we have based on: Arroyo (2012), Molina and Sá (2012) e Caldart (2012), they talk about the concepts of the Field Education and its contexts. Besides Hage (2007; 2008 and 2011), Barros (2005) and Santos; Moura (2010) who discuss the specialities of the multilevel schools. In order to reach the established objectives, we outlined a methodological path since the explanatory research approach, based on the Content Analysis in the persperctive of Franco (2005;2008). The procedures of data collection employed were the questionary application and the documental analysis. Based on the research results we identified in our first category of analysis and the formative expectations resulting the continued formation of the "Programa Escola da Terra: the political commitment, the pedagogical practices, social and educational, the the positive feeling related to the formation that arouse changes and continuity of the formation. On the second category we analised the Pedagogical Polical Project of the Improvement in Education in the Field to educators, multilevels schools and "quilombolas", in the second edition of the Continued Education Programa Escola da Terra in Pernambuco, constituing relations with the expectations raised previously, so that we verified the Strong presence of the practice in the answers of the participants of this research. In relation to the third category, we highlight the formative contexto and the themes that emerged from the training in the Programa Escola da Terra in Pernambuco. In it we have emerged from the formation, themes that are on the way towards continuous formation, the strenghtening of the rural school and the leaming and appreciation of the educational subjects. Finally, we affirm that the formative expectations of the professors in relation to the continued formation of the school of the Programa da Terra which brought contributions to the professor who participated in it, so that there was a criticai awakening, expressed in the political commitment that which has led to theses refieclions and learning about the multisite schools in the contexto of Field Education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Adriana Soares de Carvalho Elias.pdf892,37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons