Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29804

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Marcus Andre Barreto Campelo de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Augusta Teixeira de-
dc.date.accessioned2019-03-20T19:31:46Z-
dc.date.available2019-03-20T19:31:46Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29804-
dc.description.abstractCandidatos a prefeito com problemas em suas contas são punidos eleitoralmente? Essa questão tenta colocar minimamente em prática o conceito de accountability vertical, ou seja, buscamos responder se o eleitor consegue controlar seu representante. Os estudos de Ciência Política mostram que o eleitor tem bastante dificuldade em punir tais sujeitos devido, principalmente, aos custos informacionais. A unidade de análise são os candidatos a prefeitos entre os anos 2004 a 2016. Buscamos agentes que tiveram suas contas julgadas como irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU), tenham sido detentores de cargos públicos ou não. A hipótese que trabalhamos é que candidatos com contas irregulares possuem uma menor probabilidade de serem eleitos quando comparamos com aqueles que não tem problemas com este tipo de irregularidade. Compatibilizamos a base de dados das contas irregulares do Tribunal de Contas com a base de dados eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), combinamos estas variáveis e assim, reduzimos os números de casos para aqueles que nos interessam. Utilizamos como variável de controle o gasto dos candidatos, se o candidato é incumbente ou não, migração partidária, o tamanho populacional dos municípios e renda per capita. Através de um modelo de regressão logística com link logit tentamos estimar o efeito de uma ou mais variáveis independentes em uma determinada variável dependente binária – esta é a variável que indica se o candidato teve ou não problemas com suas contas. Nossos resultados indicam que no geral, apenas 35% dos envolvidos com contas irregulares foram eleitos. O modelo também indica que entre desafiante e incumbente com contas irregulares, o incumbente tem mais chances de reeleição do que o desafiante tem de vencer. Observamos também que incumbentes com contas irregulares e que migram de partido obtém êxito eleitoral comparado com os desafiantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectEleições municipaispt_BR
dc.subjectCorrupção na políticapt_BR
dc.subjectTribunais de contaspt_BR
dc.titleA accountability é bela: punição eleitoral e contas irregulares nas eleições para prefeito entre 2004-2016pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6798978767240260pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1720274079306064pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxThe main purpose of this work is to measure the effect of "creative accounting" in mayoral election. We want to measure the effect of creative accounting judged by Audit Institution - Tribunal de Contas da União (TCU) - in elections. We try to answer if voters can control their agents, using the concept of vertical accountability. Political Sciences' studies show us how difficult is to the voter to punish politicians, especially because of informational costs. Our unit of analysis are mayoral elections between 2004 - 2016. We look for agents with creative accounting judged by Tribunal de Contas, whether they hold public office or not. Our hypothesis is individuals with creative accounting have a lower probability to win elections comparing with individuals without creative accounting. We combined the Tribunal de Contas da União's database with Tribunal Superior Eleitoral's (TSE) electoral database, matched those variables and then, we could reduce the number of cases to those which interested us. As control variables we used campaign finance, incumbent or not, party switching, population size and per capita income. Using a logistic regression, we try to estimate the effect of one or more independent variables in a determined dependent binary variable - this variable indicates if there was creative account or not. Our results indicated that in general 35% of responsibles for creativing accounting were elected. The model also indicates that between challenger and incumbent with creative accounting, incumbents have more chances to be reelected than challengers have to win. Incumbents who switched party and made creative accounting have electoral success comparing with challengers.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Augusta Texeira de Oliveira.pdf781,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons