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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29757

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Title: Infâncias trans: a emergência de uma narrativa social em (con)textos midiáticos e suas inter-relações com a educação
Authors: SILVA, Melanie Laura Mariano da Penha
Keywords: Identidade de gênero na educação; Infância; Sexualidade e educação; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 26-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente trabalho consiste numa tentativa de perscrutar os caminhos da emergência de narrativas sociais sobre “infâncias trans”. Narrativas fruto de um momento efervescente no qual o cruzamento de discussões sobre gênero, sexualidade e infância revisita saberes sobre as possibilidades dos sujeitos constituírem suas identidades desde a tenra idade, borrando as fronteiras do gênero designado no nascimento. Analisamos as investidas discursivas da mídia – enquanto dispositivo pedagógico – sobre “infâncias transexuais”. Compreendemos a educação como um fenômeno que se transporta para fora de instituições como a escola e, especialmente nos idos atuais, através de pedagogias culturais, está circunscrita a modos de subjetivação. Nossa perspectiva teórico-metodológica está amparada na teoria política dos discursos (LACLAU; MOUFFE, 2015), na perspectiva pós-estruturalista de gênero (BUTLER, 2003; BENTO, 2006) e nos estudos culturais da mídia (FISCHER, 2002; ELLSWORTH, 1997). Analisamos dois corpora: I. matérias jornalísticas digitais sobre crianças transexuais e II. texto áudio visual da série “Quem sou eu?” produzida pelo programa “Fantástico”. Observamos que há construções discursivas sobre infância e transexualidade sendo revisitadas a fim de produzir a categoria “infâncias trans” e fixar os sujeitos pertencentes a ela. Esse processo se dá num intenso movimento de articulação entre discursos médicos, familiares e jurídicos que tensiona a estrutura discursiva cisnormativa e tenta legitimar identidades antes marginalizadas. Essa (re)articulação discursiva, entretanto, ainda se ancora em argumentos que buscam uma origem e fundamento para as subjetividades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29757
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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