Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2971
Título: Modelos de circulação do mp3-demo através da internet: um estudo de caso sobre música independente no Maranhão
Autor(es): Costa, Márcio Leonardo Monteiro
Palavras-chave: Mp3-demo; Artistas independentes; Circulação de música; Internet
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Leonardo Monteiro Costa, Márcio; Afonso da Silva Junior, José. Modelos de circulação do mp3-demo através da internet: um estudo de caso sobre música independente no Maranhão. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este trabalho analisa o fenômeno da circulação de música independente através da internet a partir da popularização do formato mp3 como padrão de compartilhamento. A dissertação está dividida em duas partes, sendo a primeira, marcada por uma problematização a respeito do novo ambiente comunicacional e suas implicações sobre a livre troca de conteúdos, complementada por uma descrição da situação dos artistas autônomos face às reconfigurações pelas quais passa a indústria da música. Na segunda parte, tomando como opção metodológica o estudo de caso, descreve-se o funcionamento dos espaços mais representativos da internet onde se observa a difusão do mp3-demo. Adotam-se como corpora da pesquisa artistas maranhenses que fazem uso destes espaços visando maior divulgação de seu trabalho. Como resultado, avaliamos as mudanças na cadeia produtiva da música e seus reflexos sobre os modelos autônomos de produção, circulação e consumo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2971
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1874_1.pdf2,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.