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Título : Flipped Classroom, aprendizagem colaborativa e Gamification: conceitos aplicados em um ambiente colaborativo para ensino de programação
Autor : SILVA, Gislene Albuquerque Pires da
Palabras clave : Engenharia de software; Ambiente virtual de ensino; Ensino aprendizagem
Fecha de publicación : 22-dic-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Na era da globalização, o rápido desenvolvimento das tecnologias e da economia aumentam a demanda por graduados em Tecnologia da Informação. A Programação de Computadores é uma das disciplinas base em cursos de graduação em Computação e Engenharias e por muitas vezes os alunos sentem dificuldade em compreender os seus conceitos abstratos e, infelizmente, os métodos de ensino estáticos e tradicionais fazem pouco para melhorar a capacidade dos alunos a visualizar e compreender os difíceis conceitos de Programação de Computadores. Estudos recentes mostram que universidades têm buscado inovar seus métodos de ensino e usar metodologias ativas, nas quais o aluno assume uma postura mais ativa em relação ao seu aprendizado, o que tem se mostrado eficiente no auxilio ao processo de ensino-aprendizagem. Metodologias ativas como Flipped Classroom, Problem Based Learning, jogos, entre outros, têm sido utilizadas com o objetivo de aumentar o envolvimento dos alunos na aprendizagem buscando melhorar seu desempenho acadêmico. Diante do exposto, este trabalho apresenta a aplicação das metodologias Flipped Classroom ou "sala de aula invertida", Aprendizagem Colaborativa e Gamification mediadas por ambientes virtuais de ensino utilizadas como estratégias para o ensino/aprendizagem de Programação de Computadores. Um protótipo foi desenvolvido para a aplicação da Aprendizagem Colaborativa com a finalidade de aumentar a interação social entre os alunos permitindo que aprendessem algo juntos, além de avaliar sua efetividade no que se refere ao ensino/aprendizagem de Programação de Computadores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29694
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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