Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29572

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Jamerson Antônio de Almeida da-
dc.contributor.authorSANTOS, Íkaro de Paula-
dc.date.accessioned2019-03-07T19:12:45Z-
dc.date.available2019-03-07T19:12:45Z-
dc.date.issued2017-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29572-
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo analisar como as disputas estabelecidas no bloco do poder foram sintetizadas na refuncionalização e expansão dos Institutos Federais. Com vistas a atingir tal objetivo, buscamos analisar, nos documentos publicados pelas respectivas frações de classe, suas concepções e bandeiras acerca da educação e mais especificamente sobre a educação profissional. De modo a caracterizar as frações de classe e suas respectivas pautas no processo de criação e expansão dos Institutos Federais; verificar o quanto desses projetos foram incorporados e/ou rechaçados na formulação da política de criação e expansão dos Institutos Federais; e identificar a função da expansão dos Institutos Federais na articulação com as bandeiras das frações de classe do bloco no poder. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem hermenêutico-dialética. Tivemos como base teórica os estudos de Poulantzas (1977), Boito Jr. (2003, 2006), Frigotto (2003, 2010), Müller (1989), Ciavatta e Ramos (2011), dentre outros. Como alguns dos nossos resultados, identificamos que a política dos Institutos Federais tem bastante eco nos sentidos atribuídos a educação profissional e tecnológica por parte das classes que constituíram o bloco no poder; Percebeu-se também que o atendimento de certos interesses da classe trabalhadora na política, não chegaram a causar maiores transformações no conjunto da correlação de forças, apresentando-se muito mais como uma concessão necessária a manutenção da hegemonia do bloco no poder em especial do capital financeiro e industrial.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSilva, Luíz Inácio Lula da, 1945 -pt_BR
dc.subjectRoussef, Dilma Vana, 1947 -pt_BR
dc.subjectEscolas técnicaspt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.titleO desenho institucional e a expansão dos Institutos Federais como sínteses das disputas estabelecidas pelo bloco do poder no governo Lulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8398242421071032pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8911040109047998pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe present study had as objective to analyze how the disputes established in the power were synthesized in the refunctionalization and expansion of the Federal Institutes. With to achieve this objective, we have sought to analyze, in the documents published by respective class fractions, their conceptions and banners about education, and more specifically on vocational education. In order to characterize class fractions and their respective guidelines in the process of creation and expansion of the Federal Institutes; to verify how many of these projects were incorporated and / or rejected in the formulation of policy of creation and expansion of the Federal Institutes; and identify the function of the expansion of the Federal Institutes in articulation with the flags of the class fractions of the bloc in the power. The research was developed from the hermeneutic-dialectic approach. We had as a theoretical basis the studies of Poulantzas (1977), Boito Jr. (2003, 2006), Frigotto (2003, 2010), Müller (1989), Ciavatta and Ramos (2011), among others. Like some of our results, we have identified that the policy of the Federal Institutes has of vocational and technological education by the constituted the bloc in power; It was also noticed that the fulfillment of certain interests of the working class in politics, did not cause major changes in the set of the correlation of forces, presenting itself much more like a concession necessary to maintain the hegemony of the bloc in power, especially capital financial and industrial.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Íkaro de Paula Santos.pdf1,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons