Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2947
Título: O papel das técnicas explícitas de geração de alternativas no projeto de produtos
Autor(es): CORREIA, Arlindo Batista
Palavras-chave: metodologias de design;projeto;criatividade;técnicas explícitas de geração de alternativas;designers
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Batista Correia, Arlindo; Ferreira da Costa Campos, Fábio. O papel das técnicas explícitas de geração de alternativas no projeto de produtos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: O presente estudo aponta se há vantagens na utilização das técnicas explícitas de geração de alternativas no projeto de produtos. Através de projeções gráficas geradas por métodos de análise de criatividade em produtos, CPSS Escala Semântica de Produtos Criativos, é possível verificar se há aumento da qualidade dos projetos de produtos com o uso das técnicas explícitas de geração de alternativas em relação às técnicas tácitas ou não estruturadas. Esta observação fora realizada tanto com designers experientes quanto com designers em formação acadêmica, sendo possível considerar a real contribuição das técnicas criativas na geração de alternativas de projeto em detrimento do talento ou experiência do designer. Para tal, através de procedimentos metodológicos, foram geradas 60 alternativas de produtos com e sem técnicas criativas sendo posteriormente essas alternativas avaliadas por especialistas através do CPSS. Ao findar a pesquisa podem-se observar projeções gráficas com os resultados dessas avaliações
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2947
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo13_1.pdf9,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.