Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29451

Share on

Title: Análise da usabilidade da Plataforma Brasil: uma abordagem ergonômica
Authors: SANTANA, Débora Viviane Albuquerque Granja
Keywords: Ergonomia; Usabilidade; Plataforma Brasil
Issue Date: 4-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O sistema web Plataforma Brasil consiste numa base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos, no formato de formulário online. Através da Interação Humano Computador, os usuários podem cadastrar seus protocolos de pesquisa e acompanhar todo trâmite de análise. Durante a interação com o sistema, os usuários realizam esforços cognitivos para processar informações relativas aos campos e itens do cadastro. Nesse contexto, o enfoque na usabilidade, atributo considerado como o equilíbrio entre o usuário, a interface, a tarefa e o esforço necessário para realizá-la, torna-se cada vez mais significativo. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a Plataforma Brasil conforme os princípios gerais de usabilidade de sistemas web. A amostra deste estudo foi composta por 170 indivíduos e para a coleta de dados, foi empregada uma triangulação de técnicas para a avaliação da usabilidade, sendo realizada a Avaliação Heurística, o Teste de Usabilidade e a aplicação do Questionário de Satisfação do usuário com a Interface (QUIS). Nos resultados encontrados foram identificados diversos problemas de usabilidade do sistema e após a análise, foram elaboradas Recomendações para melhorias do sistema, visando à adequação da interface às características e capacidades humanas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29451
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Débora Viviane Albuquerque Granja Santana.pdf4,77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons