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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29442
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Título : | O Nordeste para o ensino médio: uma análise da presença da Região Nordeste em livros didáticos de História atuais (2015-2017) |
Autor : | ALENCAR, Lise Meireles Soares de |
Palabras clave : | Livros didáticos; Educação - Brasil, Nordeste; Ensino médio |
Fecha de publicación : | 23-dic-2017 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | O presente trabalho propõe analisar como a região Nordeste do Brasil aparece veiculada em livros didáticos de história atuais. Para a análise, selecionamos coleções didáticas inscritas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2015, posto ser esta edição do Guia voltada aos livros didáticos para o Ensino Médio. Selecionamos, dentre as dezenove coleções de História aprovadas, a coleção com maior distribuição nacional: História, Sociedade e Cidadania, da editora FTD, e a coleção com menor distribuição no país: Nova História Integrada, produzida pela editora Companhia da Escola. Ambas estão hoje em circulação no país. Analisamos as imagens e discursos atuais que vêm sendo veiculados acerca da região. Esse conteúdo chega aos alunos brasileiros através dos livros didáticos e está sendo ensinado nas escolas, daí a necessidade de sua problematização. Realizamos a leitura e a análise dos textos escritos e das imagens veiculadas nos livros didáticos selecionados através das lentes de dois principais referenciais. O primeiro, nosso principal referencial teórico, foi a obra A invenção do Nordeste e outras artes, do Historiador Durval de Albuquerque Júnior (2011). Para o autor, obras de diferentes autores, linguagens, épocas e escolas diversas descreveram (e criaram) o Nordeste brasileiro e incluíram essa região no Brasil. Segundo a sua perspectiva, cada um inventou, a seu modo, o “ser nordestino”. O segundo referencial dessa pesquisa foi o trabalho de Michel Zaidan Filho (2003), O fim do Nordeste e outros mitos. O autor discutiu como a criação da identidade cultural nordestina e as criações literárias do Nordeste à luz do projeto ideológico e político após os anos de 1920 difundiram o conceito de região Nordeste. A pesquisa apontou que os termos “Nordeste” ou “nordestinos” ocorrem, em especial no Brasil colônia e no início da República, quando se trata apenas de assuntos específicos: como algumas revoltas, presença holandesa, coronelismo, questão do açúcar e cultura popular, e não no conjunto dos temas e assuntos nacionais. “Nordeste” ainda hoje é um termo que carrega múltiplos significados e estereótipos. As maneiras pelas quais a região e seus habitantes são apresentados ao país, e os estigmas aí presentes precisam ser discutidos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29442 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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