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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29429

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Título: Patrimônio ferroviário: a preservação para além das estações
Autor(es): FREIRE, Maria Emília Lopes
Palavras-chave: Patrimônio ferroviário; Preservação; Complexidade; Rede ferroviária; Lugar central
Data do documento: 31-Out-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta tese trata da preservação do patrimônio ferroviário caracterizado por uma quantidade diversificada de bens gerados e articulados por uma lógica funcional, conformados seguindo uma estrutura em rede implantada sobre vastas áreas territoriais. Todos esses aspectos combinados conferem caráter complexo e sistêmico a esse patrimônio, ao tempo em que trazem uma série de desafios ao seu reconhecimento como bem cultural. Desafios potencializados pela inexistência de uma estratégia de preservação capaz de orientar a seleção dos bens ferroviários a serem submetidos à avaliação de interesse cultural, considerando sua natureza complexa e sistêmica. Afinal, não é intenção preservar tudo, tampouco, tutelar indistintamente todo e qualquer testemunho legado pelo passado ferroviário. Pressupõe-se que os lugares centrais remanescentes de uma rede ferroviária que, na espacialidade atual ainda resguardem materialidade histórica capaz de transmitir o conhecimento sobre seu funcionamento, conformam-se como sua expressão máxima. Portanto, são elementos suscetíveis de avaliação como de interesse cultural. Entende-se nesta tese que os lugares centrais de uma rede ferroviária são revelados a partir da apreensão da sua lógica funcional, a qual gera e articula seus sistemas de ações e de objetos. Logo, o objetivo desta tese é propor procedimentos investigativos de reconhecimento do patrimônio ferroviário estruturado em rede a partir da identificação e da hierarquização dos seus lugares centrais, na perspectiva de oferecer meios que possam contribuir para construção de uma estratégia de preservação desse legado. Para tanto, a partir de olhares interdisciplinares advindos do campo da Preservação Cultural, da História e da Geografia foi possível firmar uma base teórica e metodológica para ancorar a montagem dos aludidos procedimentos, tomando-se como objeto empírico a Rede Ferroviária Nordeste. Assim, a tese evidencia que os lugares centrais de uma rede ferroviária são passíveis de avaliação social, desde que a materialidade presente no espaço, associada aos registros documentais (mapas, fotografias e relatos orais),seja ainda reconhecida pela sociedade como testemunho da história da técnica, da arquitetura, da engenharia, do trabalho e do funcionamento das estradas de ferro.
Descrição: GONÇALVES, Norma Lacerda, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LACERDA, Norma
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29429
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

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