Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29338

Compartilhe esta página

Título: Gregório de Andrade da Fonseca : judeu sutil ou santo beato? : trajetórias, conflitos e redes sociais no mundo atlântico
Autor(es): ABREU, Eloy Barbosa de
Palavras-chave: Maranhão - História; Cristãos-novos; Fonseca, Gregório de Andrade da – Biografia; Elites (Ciências sociais); Poder (Ciências sociais)
Data do documento: 16-Fev-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta tese de doutorado tem por objeto de análise a trajetória de vida de Gregório de Andrade da Fonseca, um indivíduo cristão-novo que viveu no Maranhão entre os séculos XVII e XVIII. Nela nos propomos a compreender as relações de poder, conflitos e sociabilidade entre grupos de cristãos-novos e cristãos-velhos no Maranhão colonial, a partir de uma construção biografia sobre Gregório de Andrade da Fonseca. As fundamentações teóricas estão pautadas na dimensão da História Social e da Micro-história. Nosso recorte temporal, que vai de 1650 a 1750, está pautado no tempo de vida do indivíduo biografado e também no contexto de formação de seu grupo familiar. Neste sentido, tomamos como parâmetros sua atuação nos tribunais da justiça local até sua deportação e morte na cadeia do Limoeiro. Essa trajetória abriu-nos um leque de nuances da sua vida e, principalmente, a possibilidade de analisar as ressignificações das práticas sociais a seu respeito, – enquanto cristão novo, militar, lavrador, comerciante, político, magistrado e indivíduo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29338
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Eloy Barbosa de Abreu.pdf4,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons