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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29291
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Title: | Formação de competências e Serviço Social: uma análise do processo de formação das competências profissionais a partir do componente curricular estágio obrigatório |
Authors: | SILVA, Ymira da |
Keywords: | Formação profissional; Diretrizes curriculares; Estágio obrigatório |
Issue Date: | 30-Aug-2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O contexto de crise estrutural do capitalismo e de construção das saídas burguesas à crise, buscando a restauração dos índices de produtividade, lucratividade e competitividade capitalistas, determinam transformações nas várias esferas da vida social, donde a emergência do modelo das competências como parâmetro pedagógico da formação da força de trabalho. Consoante às características da lógica empresarial flexível e dos interesses privatistas dominantes na organização/gestão do trabalho, nos diversos ramos da economia e no âmbito do Estado, o modelo das competências requisita a formação de um “novo” perfil profissional o qual é marcado fundamentalmente por uma postura de aceitação das contradições da sociedade. As inflexões no trabalho são acompanhadas por mudanças na educação superior – locus privilegiado de formação das profissões especializadas, dentre elas a do Serviço Social –, concretizando um processo de consolidação modelo das competências, com repercussões na proposta contida nas Diretrizes Curriculares da categoria. O debate intelectual da área sobre a formação das competências e habilidades profissionais diverge do discurso dominante. As contribuições produzidas apontam que a formação generalista e crítica dos assistentes sociais, direcionada pelo projeto ético-político, não se restringe às demandas postas pelo mercado, mas enfatizam a relevância do ensino da prática em todas as suas dimensões, bem como a adoção de uma perspectiva de totalidade, visando a construção de respostas profissionais qualificadas às expressões da questão social. Segundo as Diretrizes, o estágio obrigatório constitui-se em uma atividade educativa, articulada aos objetivos e demais componentes da formação do assistente social. Contudo, essa direção é tensionada pelas requisições do mercado de trabalho na contemporaneidade, as quais apontam para uma formação funcional aos interesses hegemônicos, com ênfase na dimensão técnico-operativa da prática profissional, orientada por uma perspectiva instrumental conservadora. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29291 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
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