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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29279

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Sílvio de Barros-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Marco Túlio Caraciolo Ferreira-
dc.date.accessioned2019-02-19T21:45:45Z-
dc.date.available2019-02-19T21:45:45Z-
dc.date.issued2008-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29279-
dc.description.abstractPowerful graphics processors on personal computers and game consoles make surface representation a good choice due to their processing capabilities. However, creating surface models still appears to be in the realm of the CAD/CAM and not game development according to Dave Eberly. This work unify both fields, physics and geometry, exploring the interface between geometry and physically based animation by incorporating well established physic models into Bézier surfaces for the simulation of deformable objects. By doing so, we create a simple yet powerful representation of the model, with Bézier Curves and Surfaces, and incorporate some of the most used methods of automated shape changing animation. Our approach makes possible to use real physics simulations in limited platforms, like Desktop Flash and mobile J2ME. At the same time, enables the use of even more complicated scenes on powerful platforms that makes use of dedicated graphics cards like Desktop Personal Computers.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComputação gráficapt_BR
dc.subjectJogos por computadorpt_BR
dc.subjectModelagem físicapt_BR
dc.titleDunas: a framework for deformable bézier surfaces and curvespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8074343308903576pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3847692220708299pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxOs poderosos processadores da nova linha de computadores e consoles de vídeo games fazem da utilização de superfícies de Bézier uma boa idéia devido a sua potência de processamento, no entanto, a criação de modelos com superfícies de Bézier ainda parece ser muito mais do campo de projeto auxiliado por computador e manufatura auxiliada por computador do que no campo de desenvolvimento de jogos segundo Dave Eberly. Esse trabalho tenciona popularizar o uso das técnicas de modelagem com curvas e superfícies de Bézier. Para isso, introduziremos técnicas de modelagem física para a simulação de corpos deformáveis com o intuito de automatizar a animação de tais superfícies popularizando a abordagem no meio dos desenvolvedores de jogos. O método criado torna possível a utilização de modelagem física em plataformas de baixo poder computacional, como Flash e J2ME, e ao mesmo tempo possibilita a utilização de cenas mais complexas em plataformas mais poderosas que utilizam placas gráficas dedicadas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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