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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2915
Título: Ok computer: novas práticas sociais na indústria fonográfica geradas pela Internet
Autor(es): Pedrosa Nogueira, Bruno
Palavras-chave: Música;Indústria Fonográfica;Internet;MP3
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Pedrosa Nogueira, Bruno; Edgard Rebouças, José. Ok computer: novas práticas sociais na indústria fonográfica geradas pela Internet. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: O processo da cadeia produtiva da música se transformou. No entanto, todas as declarações sobre esse debate são feitas num campo cinzento de dúvidas e questionamento, quando após 10 anos do formato digital .MP3, já podemos chegar a algumas conclusões sobre como se já re-configura as etapas de produção, circulação e consumo de um produto musical. Nesta dissertação, analisamos a atual formação de uma indústria fonográfica para acrescentar a ela teorias e debates do campo da comunicação, a partir das lógicas de Braga, Frith e Herschmann, evidenciando sua sociabilidade e o papel fundamental que o consumidor tem dentro da mesma. Isso é feito somando a parte teórica com entrevistas com representantes de gravadoras, músicos com uma carreira que já rompe barreiras nacionais e internacionais, além de jornalistas que debatem novos agentes legitimadores. Como conclusão, não temos na Internet um fim, mas um agente de pressão fundamental para que a cadeia produtiva se adapte ao fato de que as pessoas não apenas compram discos e encerram o processo. Elas transformam e re-configuram essa cadeia produtiva a partir de suas próprias lógicas de consumo e consumação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2915
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

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