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Título: Ensino de ciências da natureza no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Autor(es): MELO, Samara Cavalcanti da Silva
Palavras-chave: Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino; Professores – Formação; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); UFPE - Pós-Graduação
Data do documento: 31-Ago-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi instituído através da Portaria nº 867, de 04 de julho de 2012, com o intuito de alfabetizar as crianças até os oito anos, a partir do compromisso pactuado pelos sistemas de ensino que aderiram ao programa junto ao Governo Federal. O PNAIC é uma política de formação continuada de docentes que atuam no primeiro ciclo do ensino fundamental. Nesse contexto, buscamos analisar como o Ensino de Ciências Naturais se configura no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Em termos específicos, procuramos caracterizar a concepção do Ensino de Ciências da Natureza proposto no PNAIC e identificar as contribuições e limites da proposta do Ensino de Ciências no PNAIC. Para tanto, realizamos pesquisa do tipo documental, com abordagem qualitativa, a partir dos cadernos de formação continuada do PNAIC publicados em 2012, 2014 e 2015. O corpus empírico foi construído a partir da identificação e análise de conteúdo das trinta e oito práticas de ensino de Ciências, vinculadas nos cadernos de formação do PNAIC. De forma geral, as práticas de ensino analisadas apresentaram atividades diversificadas para abordar assuntos das Ciências da Natureza, como a leitura de textos, aula extraclasse, experimentos demonstrativos, jogos, pesquisa e busca em diferentes fontes de informação. Contudo, as estratégias que foram apresentadas e vinculadas no desenvolvimento de tais atividades, não coadunam plenamente com os direitos de aprendizagem da área de Ciência vinculados pelo próprio PNAIC, que propõe a compreensão procedimental e conceitual da ciência a partir da perspectiva atual que, por sua vez, constitui em uma produção humana e situada no contexto histórico, bem como a constituição das relações entre as compreensões com o conhecimento gerado e as implicações para a vida. As atividades apresentaram ausência de evidências do ensino de Ciências por investigação, que favoreçam a pesquisa, problematização e construção do conhecimento pelos discentes. As concepções de ensino e aprendizagem apresentadas nas atividades se vinculam as tendências tradicionais e do modelo redescoberta do ensino de Ciências da Natureza.
Descrição: MELO, Samara Cavalcanti da Silva, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Samara Cavalcanti da
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29088
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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