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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28939
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Título : | Sequência Didática relacionando dieta, domínio do fogo e evolução do cérebro humano |
Autor : | SILVA, Lizandra Ferraz da |
Palabras clave : | Evolução Humana; Estudo e Ensino; Estudo de Ciências; Recurso Didático |
Fecha de publicación : | 20-nov-2018 |
Citación : | SILVA, L. F. |
Resumen : | No ensino de Evolução muitos conteúdos relevantes são aplicados, porém o tema é considerado bastante complexo, sendo necessárias estratégias metodológicas inovadoras a fim de facilitar sua aprendizagem. Nessa perspectiva, buscou-se aplicar uma sequência didática aos alunos do Ensino Médio e Ensino Superior, com objetivo de demonstrar a relação entre dieta, domínio do fogo e o crescimento do cérebro humano. Foi também objetivo deste trabalho estimular os alunos a pensar e pesquisar sobre o tema, e realizar uma vivência de aula prática. A sequência didática foi aplicada no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na disciplina eletiva Evolução do Homem na América, do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE, e em uma turma do 3º ano do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão. No primeiro momento da atividade foi apresentada uma aula expositiva e dialogada sobre evolução humana. No segundo, foi proposto um trabalho para os discentes prepararem, baseado no Modelo das Múltiplas Perspectivas (MoMuP), que estimula os estudantes a terem um papel mais participativo na reconstrução do seu próprio conhecimento, pois eles atuam ativamente na compreensão do estudo de caso. Foram entregues duas imagens a cada grupo de estudantes (uma mostrando a evolução do cérebro humano e outra mostrando um grupo humano utilizando o fogo para cozinhar) juntamente com uma pergunta condutora: Qual a relação evolutiva entre dieta, domínio do fogo e o crescimento do cérebro humano? Depois disso, foram feitas as apresentações dos grupos, momento em que houve intervenções de parte dos professores, para o alcance do objetivo proposto. Segundo pesquisas, foi a partir do domínio do fogo e do cozimento dos alimentos que os seres humanos obtiveram maior ingestão calórica, o que permitiu o aumento considerável do tamanho do cérebro, por meio da dieta rica e de fácil digestão. No terceiro momento da sequência didática, foi proposta aos alunos uma aula prática, de baixo custo e de fácil execução, a fim de concretizar as atividades teóricas do MoMuP, a respeito das vantagens de ingerir alimentos cozidos. Foi oferecido aos alunos alimentos crus e cozidos, como cenoura, beterraba e batata inglesa. Eles comeram quantidades pré-definidas (cerca de 30g) de cada um dos alimentos, escolhidos por eles, tanto na forma crua quanto cozida, contando o tempo necessário e o número de mastigadas deste processo. No final, todos os grupos mostraram seus resultados no quadro da sala, discutindo em conjunto com os professores o fato de o consumo dos alimentos cozidos ser mais rápido, e em alguns casos, mais saboroso. Na atividade com os alunos da Graduação, foram realizados apenas o segundo e terceiro momentos, pois eles já sabiam do conteúdo teórico sobre evolução humana. Os resultados foram positivos e todos conseguiram chegar ao objetivo final. Na avaliação, os estudantes consideraram como relevante a atividade proposta no MoMuP e a aula prática complementar. Com isso, conclui-se que é importante que os professores desenvolvam estratégias metodológicas que possam proporcionar uma melhor aprendizagem para os alunos, colocando-os como seres pensantes e ativos no processo de ensino-aprendizagem. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28939 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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