Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28936

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorREHN, Vitorina Nerivânia Covello-
dc.contributor.authorCARVALHO, Ramiro Gedeão de-
dc.date.accessioned2019-02-05T14:16:10Z-
dc.date.available2019-02-05T14:16:10Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.date.submitted2019-02-05-
dc.identifier.citationCARVALHO, R. G.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28936-
dc.description.abstractA Tripanossomíase Americana é uma protozoose com ampla distribuição nos países das Américas, principalmente no Brasil e com alta taxa de mortalidade, tendo como agente etiológico o protozoário flagelado Trypanosoma cruzino qual um de seus hospedeiros são o homem e algumas espécies de animais domésticos e silvestres. Quanto ao quadro clínico, este é bifásico (fase aguda e fase crônica), da qual a fase crônica apresenta sintomatologia irreversível e que na maioria dos casos levam a morte. Perante essa realidade, é necessário que esta parasitose seja tratada com um olhar diferenciado na hora de se trabalhar em sala de aula já que se trata de um problema de saúde pública e que possui eixos temáticos inseridos dentro do currículo comum das turmas que compõe o nível básico de ensino e este deve ter um compromisso para com contextualização e a alfabetização cientifica dos sujeitos. Este trabalho se norteou na construção de um material didático lúdico sobre a Tripanossomíase Americana na perspectiva da Paleoparasitologia, buscando trazer a reconstrução de um ambiente remoto em que civilizações antigas conviveram com a doença e utilizando do recurso de origami para compor o complexo infeccioso perante esse ambiente.A metodologia se desenvolveu através da confecção de um capitulo de um livro interativo fundamentado em estudos de Vygotsky, Morin e Kishimoto. O estudo de alguns livros didáticos de Ciências Naturais do sétimo ano do ensino fundamental adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) demonstrou insuficiência e falta de dinamismo ao trabalhar as informações referentes a Tripanossomíase Americana, fortalecendo assim, a necessidade da criação de um material didático lúdico para se trabalhar de forma mais efetiva essa problemática.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTripanossomíase Americanapt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleMaterial didático lúdico sobre a tripanossomíase americanana perspectiva da paleoparasitologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Claudinelly Yara Braz dos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6063786391839030pt_BR
dc.description.abstractxAmerican Trypanosomiasis is a protozoan with widespread distribution in the countries of the Americas, mainly in Brazil and with a high mortality rate, having as etiological agent the flagellate protozoan Trypanosoma cruzi in which one of its hosts is the man and some species of domestic and wild animals. As for the clinical picture, this is biphasic (acute phase and chronic phase), of which the chronic phase presents irreversible symptomatology and in most cases lead to death. Given this reality, it is necessary that this parasitose is treated with a different look at the time of working in the classroom since it is a public health problem and has thematic axes inserted within the common curriculum of the classes that make up the level and should have a commitment to contextualization and the scientific literacy of subjects. This work was based on the construction of a playful didactic material on American Trypanosomiasis from the perspective of Paleoparasitology, seeking to bring about the reconstruction of a remote environment in which ancient civilizations lived with the disease and using the origami resource to compose the infectious complex before this environment . The methodology was developed through the preparation of a chapter of an interactive book based on studies by Vygotsky, Morin and Kishimoto. The study of some seventh year textbooks of natural sciences adopted by the National Textbook Program (PNLD) showed insufficiency and lack of dynamism when working with information on American Trypanosomiasis, thus strengthening the need to create a material to work more effectively on this problem.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494607P6pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Carvalho, Ramiro Gedeão de.pdf2,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons