Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28935
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA NETO, Luiz Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Danilo Reynan de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T13:42:49Z | - |
dc.date.available | 2019-02-05T13:42:49Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, D. R. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28935 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho faz uma contextualização de como a indústria dos quadrinhos se expandiu e atingiu os mais diversos níveis sociais, até chegar a sala de aula para ser utilizados em discussões de conteúdos simples e complexos. O potencial comunicativo do recurso também é exemplificado e justificado para o uso no ensino de Ciência/ Biologia, com ênfase em conteúdos relacionados com a zoologia e relações ambientais, áreas que por uma série de fatores não dispõem de um acervo tão amplo de tirinhas, como os núcleos de Linguagem e Ciências Humanas. Tendo em vista esses fatores, o estudo teve por objetivo exemplificar a produção e utilização de tirinhas como recursos didáticos para Ciências/ Biologia, dessa forma descrevendo o passo a passo de sua produção desde a fundamentação teórica até conceitos básicos de ilustração e trabalho digital de imagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 53 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Produção de Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.title | Quadrinhos e educação: como comunicar ciências ambientais explorando o lúdico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8646065P0 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present paper contextualizes how the comics industry expanded and reached the most diverse social levels, until arriving at classrooms to be used in discussions of simple and complex contents. The communicative potential of the resource is also exemplified and justified for use in the teaching of Science/Biology, with emphasis on contents related to zoology and environmental relations, areas that a number of factors do not have as large a collection of strips as Language and Human Sciences. In view of these factors, the study has to exemplify the production and use of comics as didactic resources for Science/Biology, those describing the step by step of its production from the theoretical foundation to basic concepts of illustration and digital work. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTANA, DANILO REYNAN DE.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons