Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28935

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA NETO, Luiz Gonzaga de-
dc.contributor.authorSANTANA, Danilo Reynan de-
dc.date.accessioned2019-02-05T13:42:49Z-
dc.date.available2019-02-05T13:42:49Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.date.submitted2019-02-05-
dc.identifier.citationSANTANA, D. R.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28935-
dc.description.abstractO presente trabalho faz uma contextualização de como a indústria dos quadrinhos se expandiu e atingiu os mais diversos níveis sociais, até chegar a sala de aula para ser utilizados em discussões de conteúdos simples e complexos. O potencial comunicativo do recurso também é exemplificado e justificado para o uso no ensino de Ciência/ Biologia, com ênfase em conteúdos relacionados com a zoologia e relações ambientais, áreas que por uma série de fatores não dispõem de um acervo tão amplo de tirinhas, como os núcleos de Linguagem e Ciências Humanas. Tendo em vista esses fatores, o estudo teve por objetivo exemplificar a produção e utilização de tirinhas como recursos didáticos para Ciências/ Biologia, dessa forma descrevendo o passo a passo de sua produção desde a fundamentação teórica até conceitos básicos de ilustração e trabalho digital de imagem.pt_BR
dc.format.extent53 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProdução de Material Didáticopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.titleQuadrinhos e educação: como comunicar ciências ambientais explorando o lúdicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8646065P0pt_BR
dc.description.abstractxThe present paper contextualizes how the comics industry expanded and reached the most diverse social levels, until arriving at classrooms to be used in discussions of simple and complex contents. The communicative potential of the resource is also exemplified and justified for use in the teaching of Science/Biology, with emphasis on contents related to zoology and environmental relations, areas that a number of factors do not have as large a collection of strips as Language and Human Sciences. In view of these factors, the study has to exemplify the production and use of comics as didactic resources for Science/Biology, those describing the step by step of its production from the theoretical foundation to basic concepts of illustration and digital work.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTANA, DANILO REYNAN DE.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons