Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28933

Share on

Title: O QR code e outros recursos do smartphone como ferramenta na abordagem de conteúdos do filo artropoda
Authors: SILVA, Natalia Maria da
Keywords: Artrópodes; Zoologia; Estudo e Ensino; Recursos Didáticos
Issue Date: 26-Nov-2018
Citation: SILVA, N. M.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo verificar a contribuição dos aplicativos e Smartphones na aprendizagem de conteúdo do Filo Arthopoda. Os alunos apresentam dificuldades em compreender alguns conteúdos sobre os artrópodes por apresentar termos científicos complexos e por ser um conteúdo de difícil abordagem pelo professor. A utilização de smartphones na sala de aula surgiu como uma estratégia para utilizar o aplicativo do celular QR code como ferramenta na abordagem dos conteúdos de Zoologia. A pesquisa de cunho qualitativo foi usada uma Sequência Didática, durante a leitura e aplicação dos códigos propostos e foram distribuídos no pátio da escola, propondo aos alunos desafios a serem realizados sobre os artrópodes. O jogo foi usado como uma ferramenta de mediação dos conhecimentos adquiridos na sala e no cotidiano dos alunos, cujos grupos respondiam o que foi pedido acerca desses animais. Os resultados apontaram dificuldades em realização das atividades devido ao curto espaço de tempo, com menor preferência em produção audiovisual. No delineamento metodológico deve ser realizada em um espaço de tempo compatível a proposta alçada, evitando comprometer a atividade. Também, fomentar atividades que exijam dos alunos maiores engajamentos, no que tange a produzir materiais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28933
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva, Natalia Maria da.pdf796,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons