Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28931

Compartilhe esta página

Título: Análise dos conteúdos sobre animais peçonhentos nos livros Didáticos de Biologia no Ensino médio
Autor(es): SANTOS, Anderson Pimentel dos
Palavras-chave: Biologia; Ensino; Livro; Material Didático; Animais Peçonhentos
Data do documento: 4-Dez-2018
Citação: SANTOS, A. P.
Abstract: Os livros didáticos são um dos recursos mais utilizados tanto pelos professores, para o preparo de suas aulas, quanto pelos alunos como fonte de obtenção de conhecimento e pesquisa. Com isso, a presença do conteúdo de animais peçonhentos nos livros didáticos de forma clara e satisfatória pode contribuir para a diminuição do número de casos de acidentes e óbitos causados por esses animais todos os anos, visto que a melhor forma de prevenção é através do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise crítica de como é abordado o conteúdo de animais peçonhentos nos livros didáticos de biologia do ensino médio aprovados pelo PNLD para o triênio 2018-2020. O conteúdo foi analisado através de uma série de critérios estabelecidos, sendo considerados como ausente ou presente. Também foi feita uma análise e categorização das imagens referentes a estes animais nos livros, como sua funcionalidade, relação com o texto principal e presença de etiquetas verbais. Nos livros analisados é possível observar que é dada uma maior ênfase a alguns grupos de animais, como serpentes, enquanto que outros grupos quase não são citados. Dos dez livros analisados, foi observado apenas em dois deles um esforço maior dos autores em trazer um conteúdo mais amplo sobre esses animais. Vale ressaltar também que nem sempre o conteúdo é abordado de forma satisfatória e que, muitas vezes, ele vem acompanhado de equívocos conceituais. Em conclusão, partindo da importância da biologia no currículo escolar e dos livros didáticos na formação dos alunos, consideramos que o conteúdo sobre animais peçonhentos nesses livros precisa receber uma maior atenção por parte dos autores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28931
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Anderson Pimentel dos.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons