Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28924

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Thaís Soares da-
dc.contributor.authorBARBOSA, Juliara da Conceição Gonçalves Bispo-
dc.date.accessioned2019-02-04T19:19:44Z-
dc.date.available2019-02-04T19:19:44Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.date.submitted2019-02-04-
dc.identifier.citationBARBOSA, J. C. G. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28924-
dc.description.abstractCompreendemos que cada vez mais se faz necessário trabalhar diferentes estratégias didáticas em sala de aula, uma vez que, as mesmas, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Seguindo esta reflexão, o presente trabalho tem por objetivo analisar as estratégias didáticas elaboradas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do seguimento de biologia da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico de Vitória, onde abrange os municípios de Vitória de Santo Antão e Gravatá. A pesquisa foi realizada nas cinco escolas participantes do programa localizadas nos municípios mencionados acima, onde foram analisados os relatórios anuais produzidos pelos bolsistas e paralelamente foi feito uma entrevista com todos os supervisores. Analisando os relatórios anuais juntamente com entrevistas elaborados para os supervisores. Foi possível observar que os objetivos propostos pela programa foram alcançados nessas duas cidades, onde a formação do discente foi beneficiada em participação do programa, bem como o auxílio numa formação continuada dos professores e uma melhoria na rede pública de educação, levando assim, um ensino transformador e característico.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégia Didáticapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.titleEstratégias didáticas: uma análise baseada no PIBID – Biologia – Centro Acadêmico de Vitóriapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4495735H0pt_BR
dc.description.abstractxWe understand that it is increasingly necessary to work on different didactic strategies in the classroom, since they assist in the teaching-learning process. Following this reflection, the present work has the objective of analyzing the didactic strategies elaborated by the scholarship recipients of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), the biology follow - up of the Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico de Vitória, where it covers the municipalities of Vitória de Santo Antão and Gravatá. The research was carried out in the five schools participating in the program located in the municipalities mentioned above, where the annual reports produced by the fellows were analyzed and an interview with all the supervisors was carried out. Analyzing the annual reports together with interviews prepared for the supervisors. It was possible to observe that the objectives proposed by the program were achieved in these two cities, where the student's training benefited from the participation of the program, as well as the aid in a continuous training of teachers and an improvement in the public education network, transformer and characteristic.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704705H1pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barbosa, Juliara da Conceição Gonçalves Bispo.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons