Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28922

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROHD, Claudia-
dc.contributor.authorSANTOS, Mariane Karolyne Oliveira dos-
dc.date.accessioned2019-02-04T18:58:37Z-
dc.date.available2019-02-04T18:58:37Z-
dc.date.issued2018-11-23-
dc.date.submitted2019-02-04-
dc.identifier.citationSANTOS, M. K. O.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28922-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o uso da história em quadrinhos como ferramenta no ensino da Evolução Biológica, executado em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio do turno matutino em uma escola localizada na cidade de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. A escola tem a missão de passar o conteúdo de forma que leve o estudante ao aprendizado e, para isso, é importante que haja incentivo para o uso de recursos didáticos. Os quadrinhos surgem como um desses recursos. O objetivo deste trabalho foi propor o uso da história em quadrinhos como ferramenta de ensino nas aulas de Evolução, nas quais foram ministradas aulas expositivas sobre o darwinismo e lamarckismo. Posteriormente foram aplicados pré- testes para verificar o conhecimento dos alunos sobre o tema, e após estes momentos foi aplicada a história em quadrinhos disponibilizada na forma de gibi (Gibi da Evolução) em apenas uma das turmas. Os alunos do Ensino Médio formaram grupos e fizeram a interpretação e associação do conteúdo trabalhado, utilizando as falas e situações dos personagens. Depois disso, apresentaram suas interpretações em sala. Na outra turma que o gibi não foi disponibilizado, os integrantes assistiram às aulas e depois disso, foram divididos em grupos para criar uma história em quadrinhos a partir do conteúdo trabalhado, criando seus próprios personagens e apresentando à turma. Após a realização dessas etapas, as duas turmas responderam ao pós-teste, que abordou o conteúdo trabalhado e também questões relacionadas às impressões do método utilizado, visando observar o rendimento das duas turmas e opiniões sobre o método para coleta dos dados.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectFerramenta de Ensinopt_BR
dc.subjectEstratégia Didáticapt_BR
dc.titleUso de história em quadrinhos como ferramenta no ensino de evoluçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784445D1pt_BR
dc.description.abstractxThe present work deals with the use of comics as a tool in the teaching of biological evolution, executed in two classes of third year of high school of the morning shift in a school located in the city of Vitória de Santo Antão, Pernambuco. The school has the mission to pass the content in a way that takes the student to the learning and, for that, it is important that there is incentive for the use of didactic resources. Comic books emerge as one of these features. The purpose of this work was to propose the use of comics as a teaching tool in Evolution classes, in which lectures were given on Darwinism and Lamarckism. Subsequently, pre-tests were applied to verify the students' knowledge about the subject, and after these moments the comic strip was made available in the form of a comic (Gibi of Evolution) in only one of the classes. The high school students formed groups and did the interpretation and association of the content worked using the speeches and situations of the characters and, after that, presented their interpretations in the room. In the other group that the comic was not available, the members attended the classes and after that, they were divided into groups to create a comic from the content worked, creating their own characters and introducing them to the class. After these steps, both groups answered the post-test, which approached the content worked and also questions related to the impressions of the method used, aiming to observe the performance of the two classes and opinions about the method for data collection.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Mariane Karolyne Oliveira dos.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons