Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28902

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNADIA, Tarcila Correia de Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Márcia Maria da-
dc.date.accessioned2019-02-04T17:17:56Z-
dc.date.available2019-02-04T17:17:56Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.date.submitted2019-02-04-
dc.identifier.citationSILVA, M. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28902-
dc.description.abstractO presente trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo identificar espaços não formais na cidade de Chã Grande – Pernambuco – Brasil que tenham potencial para o ensino de Botânica. Sabendo que a mesma nos cerca e é essencial a vida, desenvolver alternativas para que seu ensino se torne dinâmico se faz necessário, uma vez que seu ensino enfrenta dificuldades de assimilação. A pesquisa foi feita na cidade de Chã Grande, localizada no interior do estado de Pernambuco, englobando revisão bibliográfica, levantamento das áreas verdes existentes na cidade, descrição e localização das áreas encontradas e traz algumas alternativas de planos de aulas de botânica para serem desenvolvidos em espaços não formais. Através dos resultados é possível notar que os espaços simples existentes, muitas vezes despercebidos, oferece ao professor várias possibilidades de desenvolver aulas excelentes colocando o aluno em contato direto com a natureza. Visando isso, ao demonstrar algumas alternativas, sendo elas de fácil acesso, incentiva o professor a desenvolver aulas que desperte a curiosidade dos alunos fazendo com que eles voltem a visão para os seres que são responsáveis pela manutenção da vida, as plantas.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBotânica – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEspaços não Formais de Ensinopt_BR
dc.titleUtilização de espaços não-formais como auxílio no processo de ensinoaprendizagem de botânicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704912U0pt_BR
dc.description.abstractxThe present work of Conclusion of Course had as objective to identify non formal spaces in the city of Chã Grande - Pernambuco - Brazil that have potential for the teaching of Botany. Knowing that it surrounds us and life is essential, developing alternatives for his teaching to become dynamic is necessary, since his teaching faces difficulties of assimilation. The research was carried out in the city of Chã Grande, located in the interior of the state of Pernambuco, encompassing bibliographical review, survey of existing green areas in the city, description and location of the areas found and brings some alternatives of botany lesson plans to be developed in spaces. Through the results it is possible to notice that the existing simple spaces, often unnoticed, offer the teacher several possibilities to develop excellent classes by placing the student in direct contact with nature. Aiming at this, by demonstrating some alternatives, being easy to access, encourages the teacher to develop classes that arouse the students' curiosity, causing them to return their vision to the beings who are responsible for the maintenance of life, the plants.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Márcia Maria da. 2018.2.pdf2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons