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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2877
Title: Proposição da Teoria da Acessibilidade Efetiva com plano de verificação para estruturas de circulação de pedestre
Authors: Henrique Neves Baptista, Arthur
Keywords: Pessoas com deficiência; Calçadas; Desenvolvimento urbano; Ergonomia
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Henrique Neves Baptista, Arthur; de Sousa Brandão Neto, José. Proposição da Teoria da Acessibilidade Efetiva com plano de verificação para estruturas de circulação de pedestre. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: O trabalho visa explicar, predizer e aferir o fenômeno da Acessibilidade Efetiva, com a proposição de constructos, premissas concatenadas, modelos gráficos e planos de verificação aplicando-os às estruturas de circulação de pedestres. O seu propósito é a criação de rotas acessíveis a todos, chamadas de Antropovias, proporcionado a equiparação de oportunidades e garantindo o exercício da cidadania. Uma base conceitual foi formada por três pilares: [1] a Ergonomia, que se apropria de técnicas e métodos visando ao ajuste da demanda do trabalho à capacidade das pessoas; [2] a filosofia e princípios do Desenho Universal, ao entender que projetos amigáveis, atrativos e sem barreiras podem ser utilizados por ampla gama de usuários, sem segregação; [3] e a Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde, que compreende que a funcionalidade de uma pessoa só pode ser avaliada considerando-se as distintas atividades e participações e sob a influência de fatores ambientais. O entendimento é que a Acessibilidade Efetiva só pode ser conhecida se for compreendida como resultado das interações entre: [1] as aptidões de um elemento acessante; [2] as exigências das atividades realizadas; [3] a configuração do elemento acessado; [4] e o contexto circunstancial em que este se encontra; todo sob a influência de fatores de conveniência. Em um processo cíclico e contínuo de aperfeiçoamento, por generalizações que pudessem analisar os diversos fatores envolvidos na Acessibilidade Efetiva, foi desenvolvida uma metodologia com um plano de verificação específico para as estruturas de circulação pedestres. O procedimento de avaliação desenvolvido permitiu a realização de diversos testes empíricos com variáveis controladas, e uma aplicação em campo numa malha de estruturas no bairro de Santo Antônio, Recife-PE, explicando, predizendo e aferindo o fenômeno da Acessibilidade Efetiva. Os experimentos visaram à sustentação dos pressupostos teóricos da Acessibilidade Efetiva e à validação dos procedimentos, convertendo-os em um método para uso científico e com aplicações diretas: [1] no ensino e propagação do Desenho Universal; [2] no desenvolvimento de projetos acessíveis a todos, [3] na aprovação de projetos, com um selo de Acessibilidade Efetiva; [4] na defesa das pessoas que são excluídas por barreiras ambientais; e assim construir uma sociedade inclusiva
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2877
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

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