Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2874
Título: A essência de existir: um estudo sobre a conservação da autenticidade tipológica de áreas históricas patrimoniais: o caso do Centro Histórico de Belém do Pará C.H.B.
Autor(es): Tone Ferreira Hidaka, Lúcia
Palavras-chave: Preservação;Conservação urbana
Data do documento: 2000
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Tone Ferreira Hidaka, Lúcia; Mendes Zancheti, Silvio. A essência de existir: um estudo sobre a conservação da autenticidade tipológica de áreas históricas patrimoniais: o caso do Centro Histórico de Belém do Pará C.H.B.. 2000. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.
Resumo: Este trabalho analisa o Centro Histórico de Belém do Pará C.H.B., segundo a tipologia habitacional, não excepcional, do universo de bens imóveis de interesse à preservação. Coloca a conservação do tipo edilizio como eixo básico para a conservação da Autenticidade Cultural frente às intervenções de reabilitação do patrimônio histórico construído. A pesquisa baseia-se na teoria de análise tipológica, defendida pelos seguidores do arquiteto Saverio Muratori, difundida segundo estudos tipológicos em cidades italianas tradicionais. Fundamenta-se na pesquisa do processo de evolução tipológica das relações entre edifícios e espaços livres da paisagem construída urbana; onde o Tipo resume a essência de existir do construído em questão. Essência que possibilita a conservação da Autenticidade do patrimônio construído mesmo diante das transformações inerentes à evolução urbana. As análises constataram que a tipologia habitacional, não excepcional, do C.H.B. pertence a uma única família tipológica, com tipo base originando dois ramos evoluídos, segundo diferenciações em relação às dimensões de lote; e um outro ramo com peculiaridades em relação a usos originais dos imóveis. O trabalho acrescentou às análises recomendações sobre a conservação da Autenticidade Tipológica do C.H.B., no sentido de orientar futuras intervenções de reabilitação urbana na área em questão, assim como reflexões sobre a temática
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2874
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1358_1.pdf9,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.