Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28381

Comparte esta pagina

Título : Arteterapia-educação: tecendo sentidos entre vivência e reencantamento
Autor : VALENÇA, Maira Bruce
Palabras clave : Arte na Educação; Arteterapia; Atividades criativas na sala de aula; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 31-ago-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta pesquisa busca estabelecer um diálogo entre a metodologia teórico-vivencial observada e analisada em uma das turmas da Formação em Arteterapia e Linguagens Corporais da Traços-PE e a ideia de reencantamento da educação, a fim de perceber a importância de um fazer significativo em sala de aula para a efetiva incorporação dos saberes pelos estudantes. Para isso, serão considerados o registro, em relatórios de monitoria, das vivências ocorridas na turma analisada, que aconteceu entre 2014 a 2016, assim como os depoimentos destas alunas e das coordenadoras, também professoras da formação e supervisoras dos processos de estágio da turma. A abordagem epistemológica da pesquisa se pauta na teoria da complexidade, tendo em vista que a própria Arteterapia é um campo transdisciplinar, um campo que “tece junto” teorias e áreas do saber para compor sua práxis. A metodologia da pesquisa se baseia na abordagem qualitativa da pesquisa social, no estudo de caso etnográfico, envolvendo análise de conteúdo temática dos relatórios de monitoria, elaborados ao longo desta formação por mim, então aluna e monitora da turma estudada; e também a análise de conteúdo das entrevistas realizadas com as pessoas descritas acima.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28381
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maira Bruce Valença.pdf1,62 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons