Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2838
Title: Modelagem de serviços e infra-estrutura para Organizações Alumni do Brasil
Authors: CAMPOS, Jordano Bruno Bulhões
Keywords: alunos; Associação de Ex‐ Alumni; Redes de Relacionamento
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Bruno Bulhões Campos, Jordano; Roberto Freire Cunha, Paulo. Modelagem de serviços e infra-estrutura para Organizações Alumni do Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: A presente dissertação faz uma descrição conceitual sobre os elementos fundamentais necessários para o desenvolvimento e manutenção das redes de relacionamento. É uma referência objetiva, com o intuito de apresentar ao leitor elementos e definições importantes presentes nessas redes, a partir de um panorama sobre a base conceitual do tema. Dentro desse panorama é feito um breve referencial histórico, por meio do resgate do surgimento, da história e dos estudos, ainda do século XVIII, sobre redes de relacionamento, desde sua origem, até a Teoria dos Grafos. Como modelo para identificação dos recursos de tecnologia utilizados por essas redes, três sites de relacionamento, amplamente difundidas na Internet são analisados para auxiliar no desenvolvimento do trabalho, são eles Orkut, MySpace e LinkedIn. De modo complementar, são observadas quatro associações de ex-alunos, denominadas Alumni, sendo as três primeiras internacionais e a última brasileira: Alumni Waterloo, Alumni MIT, Alumni Oxford e Alumni Ibmec. Os resultados dessas observações identificam tanto as motivações e as necessidades para a criação e desenvolvimento dessas organizações, quanto o modelo de negócio adotado por elas. Ainda baseado nos estudos feitos sobre Alumni foi possível perceber quais os produtos e serviços que são utilizados para promover e fortalecer a relação entre elementos dessas redes. Fundamentado no que pôde ser visto nas principais redes de relacionamento do mundo e nas quatro associações de ex-alunos, é proposto um ambiente tecnológico para redes de relacionamento da associações de ex-alunos do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alumni CIn. O potencial computacional e a versatilidade desse ambiente faz com que ele possa ser utilizado para mais de uma finalidade. As tecnologias envolvidas, a infra-estrutura de hardware e software empregadas em uma solução de rede de relacionamentos estão aptas para serem aplicadas em outras soluções. Essa flexibilidade para reutilização de um mesmo software ganha viabilidade, por meio de boas práticas de projeto e desenvolvimento de software. Dentre essas boas práticas estão o uso adequado de Padrão de Projeto, Programação Orientada a Objetos (POO) e Frameworks de Desenvolvimento. Para isso, é especificado como o sistema pode ser estruturado em módulos, seus usuários, infra-estrutura de hardware, equipamentos de conectividade e arquitetura adequada para sistemas de informações na web. Finalmente é apresentado ao leitor os aspectos práticos de projeto e implementação do sistema do Alumni CIn. Após a etapa de projeto são determinadas as ferramentas de programação, o banco de dados, o sistema operacional, Servidor de Aplicação, serviço de e-mail, SMS (Short Mensage Service) e XML (eXtensible Markup Language) a serem utilizados. Em seguida, é mostrada uma breve contextualização dos objetivos e serviços do Alumni CIn. A partir do Modelo de Entidade e Relacionamento do banco de dados da aplicação do Alumni CIn é iniciada a apresentação do sistema, que depois traz a arquitetura MVC, implementada com tecnologias gratuitas, fazendo uso de AJAX e recursos que ampliam a usabilidade e interatividade dos seus usuários
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2838
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo9416_1.pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.