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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28378

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Título: Uma análise dos determinantes e resultados da inovação em micro e pequenas empresas
Autor(es): VASCONCELOS, Renata Braga Berenguer de
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas – Inovações tecnológicas; Desempenho; Pequenas e médias empresas
Data do documento: 22-Fev-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente dissertação buscou analisar o processo de inovação em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) a montante e a jusante. Primeiramente, buscou-se avaliar o impacto de fatores internos, referentes à gestão organizacional, sobre a capacidade inovativa das MPEs. Posteriormente, a dissertação se debruçou em analisar o impacto dos diferentes tipos de inovação, que compõem sua capacidade inovativa, sobre o desempenho dessas organizações. Para alcance do primeiro objetivo, foi analisada uma amostra de 315 MPEs participantes do programa Agente Local de Inovação em Pernambuco durante os anos de 2015 e 2016. Foram considerados como fatores internos: liderança; gerenciamento de pessoas; informações e conhecimentos; relacionamento com os clientes; relacionamento com a sociedade; resultados; idade; e tamanho. Já a capacidade inovativa foi mensurada a partir do grau de inovação setorial obtido do radar da inovação. As relações foram analisadas através de regressão linear múltipla e análise envoltória de dados, cujos resultados demonstraram que os fatores liderança, informações e conhecimentos, relacionamento com clientes e a sociedade são capazes de influenciar positivamente a capacidade inovativa e sua eficiência. Para alcance do segundo objetivo, foi selecionado da primeira amostra as MPEs pertencentes ao segmento de gastronomia. As inovações realizadas pelas MPEs também foram calculadas a partir do radar da inovação, e o desempenho organizacional a partir do logaritmo neperiano do faturamento anual. Por meio de regressão linear múltipla e quantílica, foi possível observar que as inovações em marca e relacionamento contribuem significativamente para o desempenho organizacional das empresas estudadas, e que as inovações em plataforma contribuem apenas para as organizações com menores graus de desempenho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28378
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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