Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2814
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO FILHO, Edson Costa de Barros | pt_BR |
dc.contributor.author | VAZ, Fabiano Amorim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T16:01:19Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T16:01:19Z | |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Amorim Vaz, Fabiano; Costa de Barros Carvalho Filho, Edson. CAAPA Virtual: Modelo produtivo para ambiente virtual interativo multimodal. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2814 | |
dc.description.abstract | Na Computação Gráfica, os modelos sintéticos ainda são construídos utilizando técnicas complexas. Observado que a criação de objetos específicos é uma atividade relativamente custosa, o processo de modelagem de um simples objeto pode levar horas e até mesmo dias. Portanto, este trabalho tem como objetivo desenvolver mecanismos capazes de auxiliar o processo produtivo de ambientes virtuais com interação multimodal, para exibição de ambientes e de objetos, principalmente àqueles que exigem manuseio especial, tais como artefatos raros ou frágeis. No desenvolvimento deste trabalho o meio arqueológico teve enfoque singular, sendo esta a área escolhida para aplicação do projeto desenvolvido. Logo, o projeto teve como alicerce a construção de ambientes virtuais interativos para exposição de resultados de prospecções arqueológicas. O que pode ser considerado uma mudança do paradigma de museu virtual 3D para museu virtual 3I (Interativo, Imersivo e Itinerante). As principais conclusões deste trabalho foram: (i) O modelo virtual produzido para exposição no ambiente virtual teve o mesmo resultado, tanto para usuários com treinamento em técnicas de modelagem tridimensional quanto usuário sem este treinamento; (ii) O mecanismo desenvolvido pode ser utilizado por qualquer individuo e, principalmente, por qualquer centro cultural, o que podemos considerar como a contribuição de maior relevância deste projeto | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Virtual | pt_BR |
dc.subject | Multissensorial | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia | pt_BR |
dc.title | CAAPA Virtual: Modelo produtivo para ambiente virtual interativo multimodal | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo7586_1.pdf | 7,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons