Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2798
Title: Uso de mecanismos de percepção social para auxiliar atividades de acompanhamento e de avaliação em ambientes de E-Learning
Authors: Da Rosa Christ, Cibele
Keywords: Design interativo de interface; Percepção Social; E-Learning
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Da Rosa Christ, Cibele; Sandro Gomes, Alex. Uso de mecanismos de percepção social para auxiliar atividades de acompanhamento e de avaliação em ambientes de E-Learning. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: A crescente demanda por cursos de formação a distância baseados na Web fez com que os ambientes virtuais de ensino colaborativo ganhassem um importante reconhecimento nos dias atuais. Entretanto, a grande maioria dos ambientes disponíveis atualmente não oferece mecanismos que possibilitem que seus usuários percebam a presença e as ações dos demais usuários. Essa deficiência, além de reduzir a possibilidade de interação entre os mesmos, dificulta a ação do professor, que possui poucos meios adequados para realizar a avaliação baseando-se nas atividades realizadas pelo aluno e no seu ritmo de aprendizagem. De maneira especial, os professores têm dificuldade de acompanhar e avaliar seus alunos e os alunos se queixam da falta de feedback dos professores e da sensação de frieza, causada pela dificuldade de saber se existem outras pessoas interagindo no ambiente. Este trabalho visa modelar as necessidades do professor com relação à percepção das atividades de seus alunos, permitindo uma interação mais efetiva e o acompanhamento completo e abrangente dessas atividades, facilitando assim o processo de avaliação. E também modelar mecanismos que permitam ao aluno uma melhor visão do que ocorre no ambiente e quem são as pessoas que ele pode interagir. Para tanto, foi proposta uma metodologia de design centrado no usuário para levantar as necessidades dos usuários em relação à percepção e propor ferramentas que disponibilizem mecanismos de percepção, promovendo a interação entre alunos e facilitando a ação do professor no ambiente. Como resultados, foram apresentados protótipos de telas contemplando os requisitos levantados e que serão aplicados no contexto do ambiente AMADeUs
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2798
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo7275_1.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.