Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2796
Título: Software component certification: a component quality model
Autor(es): ALVARO, Alexandre
Palavras-chave: Software component; Software Reuse
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alvaro, Alexandre; Romero de Lemos Meira, Silvio. Software component certification: a component quality model. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes tem sido amplamente adotado na academia e na prática, representando assim um mercado promissor para a indústria de software. A perspectiva de redução do custo e do ciclo de desenvolvimento do software tem sido a principal motivação para esta expansão. Entretanto, inúmeros problemas técnicos ainda permanecem sem solução antes mesmo que a indústria de componentes de software alcance a maturidade de outras indústrias de software. Problemas como a seleção de componentes, a carência de catálogos de componentes formalizados e a falta de informações sobre a qualidade dos componentes desenvolvidos trazem novos desafios para a comunidade de engenharia de software. Por outro lado, a área de certificação de componentes de software é relativamente imatura e necessita de consideráveis pesquisas para o estabelecimento de um padrão para certificação de componentes de software. Assim, esta dissertação apresenta um modelo de qualidade de componentes, baseada em características consistentes e bem definida, atributos de qualidade e métricas relacionadas para avaliação dos componentes. Um estudo experimental foi desenvolvimento visando analisar a viabilidade de utilização do modelo. Os resultados obtidos mostrar-se-iam que o modelo é um interessante candidato para avaliação da qualidade em componentes de software, e trabalhos futuros estão sendo planejamentos para que a evolução do modelo alcance o nível de maturação necessário e torne-o diretamente aplicável à indústria de software
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2796
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7273_1.pdf839,57 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.