Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2795
Título: Um ambiente de suporte à modelagem hierárquica por Redes de Petri para sistemas de produção
Autor(es): João da Silva, Wellington
Palavras-chave: Sistemas de Produção;Redes de Petri;Modelagem
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: João da Silva, Wellington; Romero Martins Maciel, Paulo. Um ambiente de suporte à modelagem hierárquica por Redes de Petri para sistemas de produção. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: A globalização da economia ocorrida nas duas últimas décadas aumentou a competitividade entre as empresas e a busca pelo aumento de produtividade através da inovação tecnológica. Novas formas de comunicação e produção foram propostas, o que levou as empresas a adotar novos sistemas de produção. Todavia, a operação destes sistemas representa um grande desafio para profissionais em engenharia, ciência da computação, matemática e gerenciamento, sendo a modelagem, o controle e a análise de desempenho destes sistemas alguns dos aspectos deste desafio. As Redes de Petri (RdPs) são um modelo formal adequado para a representação de sistemas de produção por conseguir capturar aspectos inerentes a tais sistemas como concorrência, paralelismo e sincronização. Existem algumas ferramentas que usam RdPs para a modelagem de sistemas de produção, contudo estas ferramentas ou são de propósito geral, sendo adaptadas para a modelagem de sistemas produtivos, ou abordam apenas um dos aspectos dos sistemas de produção, que é a manufatura. Neste trabalho foi desenvolvido um modelo em RdPs para a modelagem e análise de sistemas de produção. Esta modelagem envolve a estrutura do produto, os recursos produtivos e o roteiro de produção. Uma ferramenta baseada nesta tecnologia foi desenvolvida, a Production Management System Tool (PMSTool) , a qual provê um ambiente de modelagem de alto nível, que possibilita a modelagem de sistemas sem a real necessidade de conhecimento em RdPs, o que se constitui em outro diferencial em relação a ferramentas similares. A PMSTool utiliza ícones para representar os elementos do sistema produtivo a ser modelado (máquinas, buffers, etc.), além de suas características principais (recursos disponíveis, tamanho de buffer, tempo de falha, tempo de recuperação, etc.). Estes ícones são mapeados automaticamente em RdPs
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2795
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7236_1.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.