Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27900

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Jackeline Amantino de-
dc.contributor.authorSOUSA, Jessica Rani Ferreira de-
dc.date.accessioned2018-12-03T19:40:01Z-
dc.date.available2018-12-03T19:40:01Z-
dc.date.issued2017-04-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27900-
dc.description.abstractO Pacto pela Educação de Pernambuco (PPE) é uma política pública voltada para a melhoria da qualidade da educação no estado. Adotando estratégias diferenciadas de planejamento e monitoramento inerentes ao Modelo de Gestão Integrada “Todos por Pernambuco”, o PPE tem possibilitado avanços consideráveis na redução da taxa de abandono escolar e no crescimento de índices importantes de desenvolvimento da educação no estado. A presente pesquisa objetivou analisar como o PPE contribui para o desenvolvimento de práticas inovadoras na gestão, buscando investigar, nos níveis tático e estratégico de ação do governo no seu sistema de monitoramento por resultados, se essas práticas podem ser consideradas inovadoras e configurar-se como “possibilidades objetivas” de desenvolvimento, pela ótica da Teoria das Possibilidades da abordagem guerreirista da Administração para o Desenvolvimento. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi um estudo holístico de caso único, utilizando dados primários obtidos por meio de entrevistas focais semiestruturadas e secundários, por meio de análise documental. Pela análise temática de conteúdo das mensagens foi possível identificar as principais práticas constitutivas em torno das categorias de inovação na gestão pública que consideraram contribuições importantes da literatura sobre management innovation: “Performance”; “Estratégia”; “Estrutura”; “Configurações em rede” “Rotinas voltadas à eficiência e eficácia dos processos” e “Processo decisório”. Por fim, concluiu-se que o uso de indicadores de desempenho e a publicização dos descritores escolares, pela perspectiva do SIEPE, dos painéis de gestão ou pela própria mídia podem constituir, pelo critério da efetividade destas práticas, possibilidades objetivas para o desenvolvimento de estratégias que venham a melhorar a gestão de políticas voltadas para a educação no estado.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.description.sponsorshipSEPLAGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectEducação –Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.titlePacto pela Educação de Pernambuco: inovação, estratégia e desenvolvimentopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1064458312085973pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6859223626901586pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe Pact for Education in Pernambuco (PEP) is a public policy aimed at improving the quality of education in the state. Adopting differentiated planning and monitoring strategies inherent to the Integrated Management Model "Todos por Pernambuco", PEP has made considerable progress in reducing the dropout rate and in the growth of important educational development indexes in the state. The present study aims to analyze how PEP contributes to the development of innovative practices in management, seeking to investigate the levels of tactical and strategic government action in its monitoring system by results, and if these practices can be considered innovative and configured as "objective possibilities" of development, from the perspective of the Possibilities Theory of Guerreiro Ramos’ approach of the Administration for Development. The research, of qualitative nature, was a holistic study of a single case, using primary data obtained through semi-structured focal interviews, and secondary, through documentary analysis. By thematic analysis of the messages’ content were identified the main constitutive practices around the categories of innovation in public management, considering important contributions of the literature on management innovation: "Performance"; “Strategy”; "Structure"; "Network settings"; “Routines focused on processes’ efficiency and effectiveness” and "Decision process". Finally, it was concluded that the use of performance indicators and the dissemination of school descriptors, from the perspective of SIEPE, of the management panels or by the media itself may constitute, by the criterion of the effectiveness of these practices, objective possibilities for the development of strategies that would improve the management of education policies in the state.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jessica Rani Ferreira de Sousa.pdf2,11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons