Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27814

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVERRI, Gilda Maria Whitaker-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Lígia Santos da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-28T19:47:49Z-
dc.date.available2018-11-28T19:47:49Z-
dc.date.issued2017-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27814-
dc.description.abstractA criação dos Cursos Jurídicos de Olinda e de São Paulo, pela Lei de 11/08/1827, constitui importante capítulo da história cultural e política do Brasil Império. Nas cidades onde foram instalados, promoveram mudanças que extrapolaram o saber jurídico, alcançaram e foram sentidas no universo do livro e da leitura. Em Olinda, quando as aulas se iniciaram em 1828, não havia bibliotecas públicas ou livrarias. Registrada a falta, iniciaram-se as tratativas para a formação de uma Biblioteca, que foi instituída em 07/12/1830. A formação do acervo veio a ocorrer em um momento político efervescente, devido às interferências de caráter sedicioso: Setembrizada, Novembrada e Cabanada, que desestruturaram a economia da região. O objetivo da pesquisa é analisar os princípios e processos que determinaram ou influenciaram a formação do acervo bibliográfico do Curso Jurídico de Olinda no período de 1828 a 1835. A abordagem epistemológica apoiou-se: na Ciência da Informação, para refletir sobre Informação e Memória, na Filologia, para a transcrição de manuscritos e, na História Cultural, para a história da circulação do livro e da memória social. Foram analisados: correspondências, estatutos e regulamentos, e anexado o levantamento bibliográfico do acervo. Constatou-se que: as previsões para as aquisições de obras não se deram por recursos previstos em lei orçamentária, mas por doações individuais, e por estratégias adotadas pelo poder central, da qual participaram a Igreja, a sociedade civil e o governo local.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFaculdade de Direito do Recifept_BR
dc.subjectFormação de acervospt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectHistória do livropt_BR
dc.titleMemória da Faculdade de Direito do Recife: formação do acervo bibliográfico (1828-1835)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8154660358222606pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6075568539946443pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThe Creation of the Olinda and São Paulo’s Law Course, according to the Law of 11/08/1827, constitutes an important chapter of the political and cultural history of the Imperial Brazil. In the cities where they were installed, they promoted changes that exceeded the legal knowledge, reached and were felt in the scopes of the book and Reading. In Olinda, when classes began in 1828, there were no public libraries or libraries at all. After registering the lack of libraries, negotiations took place in order to create one, which was officialized in 07/12/1830. The creation of the collection happened in a time of political heating, provided the interference of an insurgent nature: Setembrizada, Novembrada and Cabanada, which unbalanced the economy of the region. The objective of the research is to analyze the principles and processes that determined or influenced the creating of the bibliographic collection of Olinda’s Law Course in the period of 1828 to 1835. The epistemological approach is based on Information Science to reflect on Information and Memory, on Philology, to the transcription of the manuscripts, the History of Culture, to the history of the circulation of the book and the social memory. The material analyzed was: letters, statutes and regulation; and attached: the bibliographical compilation of data of the collection. It was confirmed that: the predicaments to the acquisition of the books didn’t take place on resources foreseen by budgetary law, but by individual donations, and by strategies adopted by the central power such as the Catholic Church, the civil society and the local government.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ligia Santos da Silva Rodrigues.pdf3,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons