Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27791

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorWEBERBAUER, Paul Hugo-
dc.contributor.authorGOMES, Ingrid Ranny Tiburcio-
dc.date.accessioned2018-11-27T17:00:14Z-
dc.date.available2018-11-27T17:00:14Z-
dc.date.issued2018-05-08-
dc.date.submitted2018-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27791-
dc.description.abstractO presente estudo objetiva a análise de questões relativas à contratação eletrônica, em especial os contratos de consumo denominados como click-wrap agreements e a problemática da lei aplicável. A proposta é investigar os aspectos legais decorrentes do comércio eletrônico, com ênfase na validade dos contratos eletrônicos de adesão por clique. Nesse tipo de contratação, o consumidor deve manifestar sua anuência ou não, clicando em uma caixa de diálogo indicativa de expressões como “eu aceito”, ou outra semelhante. Se, por um lado, há necessidade de reconhecer os efeitos obrigatórios dos contratos de adesão eletrônicos, fortalecendo o comércio eletrônico; por outro lado, a sociedade global exige a efetiva proteção dos consumidores e usuários contra abusos praticados por multinacionais, que operam sem fronteiras geográficas. Assim, juristas e doutrinadores enfrentam um enorme desafio: desenvolver um comércio eletrônico sustentável, equilibrando os interesses comerciais e os direitos dos consumidores. Este trabalho pretende determinar os requisitos jurídicos para a validade dos contratos eletrônicos, analisando o processo de formação contratual em meio eletrônico e a questão relativa à cláusulas abusivas. Por fim, investiga-se a dúvida acerca da lei aplicável à esta modalidade de contratação, em uma reanalise do papel da autonomia da vontade e a atração da ordem jurídica mais favorável ao consumidor. Em suma, esta monografia destaca a necessidade de uma legislação uniforme sobre comércio eletrônico e a proteção do consumidor, tendo em vista o alto nível de globalização, para que se possam tutelar os direitos dos consumidores aliados aos interesses econômicos do mercado.pt_BR
dc.format.extent60 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcomércio eletrônicopt_BR
dc.subjectcontratos eletrônicospt_BR
dc.subjectclick-wrappt_BR
dc.subjectproteção ao consumidorpt_BR
dc.subjectlei aplicávelpt_BR
dc.subjecte-commercept_BR
dc.subjectelectronic contractspt_BR
dc.subjectagreementpt_BR
dc.subjectconsumer protectionpt_BR
dc.subjectapplicable lawpt_BR
dc.titleContratos eletrônicos de consumo “Click-Wrap” e a dúvida acerca da lei aplicávelpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLattesNAO LOCALIZADOpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0375319155508790pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to analyze issues related to electronic contracting, in particular consumer contracts known as click-wrap agreements and the problem of the applicable law. The proposal is to investigate some of the legal issues raised by e-commerce, specifically the validity of the electronic adhesion contracts per click, in which the consumer must express his consent or not, “pointing and clicking” in a dialog box indicating her or his consent (such as “I agree” or some other synonymous expression). On one hand, there is a need to enforce electronic commerce in order to stimulate and consolidate it by making electronic contracts binding on consumers. On the other hand, there is a need to protect consumers from the abuse of unequal bargaining power in such contractual relation, which may pit them against a multinational corporation, which operates throughout the world. Thus, jurists and academics must combine efforts to find a sustainable balance between these two sides. This paper aims to determine the legal requirements for the validity of electronic contracts, analyzing the process of contractual training in electronic media and the issue of unfair terms. Finally, we investigate the question of the law applicable to this modality of contracting, in a reanalysis of the role of the autonomy of the will and the attraction of the legal order more favorable to the consumer. In short, it highlights the need for a uniform legislation and a strong consumer protection system to ensure the growth of ecommerce. This would foster a reliable electronic environment meeting the consumers’ expectations and the market standards.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DDPGP) - Departamento de Direito Público Geral e Processualpt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC INGRID RANNY TIBURCIO GOMES - CONTRATOS DE CONUSMO CLICKWRAP E A DUVIDA ACERCA DA LEI APLICAVEL.pdf591,33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons