Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2773
Título: Avaliação de voz sobre IP em redes Peer-to-Peer
Autor(es): Silva, Auristela Maria da
Palavras-chave: VoIP; Codecs de áudio; Protocolos; Peer-to-peer; Skype; XVoice
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria da Silva, Auristela; Fawzi Hadj Sadok, Djamel. Avaliação de voz sobre IP em redes Peer-to-Peer. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: A tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) nasceu da necessidade da convergência das redes de telefonia e dados, aproveitando uma infra-estrutura de alcance mundial, a Internet. Esta tecnologia traz como vantagem a redução dos custos telefônicos, além da possibilidade de agregar novos serviços à telefonia. A tecnologia de Voz sobre IP é o resultado da pesquisa em busca de novas soluções tecnológicas, numa área que movimenta milhões em dólares, a área de telecomunicações, podendo se tornar um fenômeno na Internet, assim como os aplicativos de e-mails e mensagens instantâneas. Muitas iniciativas de projetos de VoIP têm surgido nos últimos anos. Dentre essas iniciativas temos o Skype, um aplicativo VoIp de grande sucesso. O Skype é um aplicativo de VoIP que usa a tecnologia peer-to-peer (P2P) híbrida, chamando atenção pela qualidade de transmissão da voz. O Skype é uma empresa de telefonia virtual, oferecendo chamadas telefônicas gratuitas entre computadores no mundo inteiro. Possui, ainda, as soluções SkypeIn e SkypeOut para o acesso a Rede Pública de Telefonia. Outra iniciativa de aplicativos na tecnologia VoIP é o XVoice. O XVoice foi um dos resultados do Grupo de Trabalho GT-P2P da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), sendo projetado para avaliar o tráfego de voz na rede da RNP. O levantamento de requisitos para desenvolver o XVoice demandou um estudo aprofundado sobre o Skype e os protocolos e codecs que são utilizados em aplicações de Voz sobre IP. O XVoice é um aplicativo VoIP que usa a tecnologia peer-to-peer pura. Peer-to-peer é um modelo de comunicação no qual cada nó tem as mesmas capacidades e responsabilidades, e ambos podem iniciar uma sessão de comunicação, contrastando com o modelo cliente/servidor. O objetivo deste trabalho é avaliar os aplicativos de VoIP Skype e XVoice, descrevendo a metodologia e ferramentas utilizadas nesta avaliação. Na avaliação realizada neste trabalho, observou-se que os aplicativos Skype e XVoice possuem desempenhos similares, conforme mostrado nos resultados obtidos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2773
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7156_1.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.