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Título : Narrativas jornalísticas no tablet: aspectos estruturais em produtos de notícia, com estudos de caso do O Globo a Mais e Jornal do Commercio
Autor : CALADO, Karolina de Almeida
Palabras clave : Tablet; Narrativas jornalísticas; Estruturas; Aplicativos; Remediação
Fecha de publicación : 11-jun-2014
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O problema guia deste estudo questionou quais características poderiam ser identificadas nas narrativas jornalísticas do tablet. A concepção desse tipo de narrativa estende-se, do meio impresso até a plataforma móvel tablet, graças aos autores Muniz Sodré e Ferrari (1986), Benjamin (1994), Díaz Noci (2011), Rita Paulino (2012) e Suzana Barbosa (2013). Essa fundamentação teórica vai ao encontro do objetivo de compreender como as narrativas são construídas no tablet, a partir de características peculiares aos meios digitais e móveis: multimidialidade, hipertextualidade, gênero e tactilidade. Para tanto, lançou-se mão de dois produtos: a revista digital O Globo a Mais e o aplicativo do Jornal do Commercio de Pernambuco, observados em diferentes períodos de 2013. O corpus de análise é composto de 10 narrativas do O Globo a Mais e quatro do Jornal do Commercio. A hipótese norteadora subentendia que os produtos analisados utilizariam os recursos multimídia pertinentes ao tablet. Envidencia-se, desta forma, pelo menos dois produtos distintos: o shovelware, cuja ideia é apresentada por Fidalgo e Canavilhas (2009); e o autóctone, conceituado por Barbosa, Silva e Nogueira (2012). De forma generalizante, ressaltam-se alguns aspectos estruturais das narrativas apresentados nos dois produtos: narrativas lineares com algumas variações; convergência de conteúdos; o processo de remediação e a apropriação da subjetividade, utilizada com maior intensidade em reportagens em profundidade dos autóctones, representados aqui por O Globo a Mais, o que permite fazer uma analogia ao jornalismo de revista desenvolvido pela revista O Cruzeiro nas décadas de 40, 50 e início de 60 (CASADEI, 2013).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27663
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

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