Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2764
Title: ITRANS Simulador de trânsito 3D
Authors: Gonçalves de Barros, Paulo
Keywords: Planejamento de tráfego urbano
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Gonçalves de Barros, Paulo; Kelner, Judith. ITRANS Simulador de trânsito 3D. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: O planejamento de tráfego urbano tem um papel fundamental na sociedade atual, pois permite um melhor aproveitamento das vias de tráfego e otimiza o fluxo de veículos e pedestres. Este planejamento também reduz engarrafamentos, períodos de viagem e poluição, ajudando não só a economia, mas a população, através da garantia de uma melhor qualidade de vida. A fim de solucionar os problemas do tráfego, diversos modelos matemáticos foram criados. O advento do computador fez com que esses modelos passassem a ser não somente construídos, mas também simulados. Tais modelos são chamados de modelos de macro-simulação, pois apresentam o trânsito através dos fluxos em cada rua, ao invés da representação de cada veículo. Com o aumento da capacidade de processamento dos computadores, novos modelos de simulação computacional foram desenvolvidos e surgiram as micro-simulações, que constroem um modelo para o trânsito baseado na simulação de comportamento de cada entidade de trânsito: os veículos e pedestres. Dentre esses dois grandes grupos, pode-se dizer que a micro-simulação tem atualmente recebido uma ênfase crescente, e é neste contexto que está inserido o presente trabalho. O objetivo primordial deste trabalho é o desenvolvimento de uma interface de realidade virtual (RV) para simuladores de trânsito. Para atingir este objetivo, um simulador básico foi desenvolvido com uma interface de realidade virtual tridimensional desktop. A simulação também possui uma estrutura que servirá de base para o desenvolvimento de um simulador de trânsito com arquitetura distribuída semelhante às desenvolvidas na área de Sistemas Distribuídos. Procura-se também definir uma interface para simulação de trânsito em ambientes virtuais 3D que busca explorar o potencial obtido de uma terceira dimensão. Essa tarefa demandou não só o estudo aprofundado de modelos de simulação, mas também a análise de interfaces de realidade virtual
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2764
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo7134_1.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.