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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27627

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dc.contributor.advisorDORNELAS, Jairo Simião-
dc.contributor.authorSOUZA, Kassia Roberta Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-11-21T19:35:45Z-
dc.date.available2018-11-21T19:35:45Z-
dc.date.issued2016-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27627-
dc.description.abstractA acessibilidade e a disseminação mais rápida das informações propiciam uma tendência que remodela a ideia de escopo centralizado, a qual aliada à expansão da Internet, traz uma mudança na maneira como se gerenciam empresas e informações. Essa via conduz ao fenômeno que foi denominado de virtualização de processos, fenômeno esse que vem assumindo um importante papel na concepção e implementação de um ambiente virtual nas organizações. Assim, tendo em vista a aplicabilidade do processo virtual com o suporte da tecnologia de informação e comunicação, buscou-se um levantamento, tão massivo quanto possível sobre a existência de processos virtuais junto ao pool de empresas do segmento de food service no setor gastronômico da cidade de Recife, a fim de compreender se há benefícios, e quais são, mas também identificar miragens. Associadas aos mesmos, verificou-se a intensidade do fenômeno através de uma pesquisa multimetodológica, valendo-se de um questionário intensivo lançado junto a empreendedores e gestores do setor, a fim de apurar a vitalidade da migração de processos graças à computação em nuvem. As respostas mostraram-se segmentadas em dimensões distintas, como previsto, trazendo aspectos positivos, por opção nomeados de benefícios, bem como aspectos negativos, rotulados como miragens atrelados à migração, à tecnologia e aos processos. Em adição, atestou-se uma relação entre os constructos da teoria da virtualização de processos e o processo de delivery como um serviço tecnológico em nuvem, taxado de process as a service (PaaS). Notou-se que a virtualização de processos, de modo geral, acarreta modificações no fluxo processual, de forma que foi possível idealizar dois cenários gerenciais dicotômicos: antes e depois da adoção do processo virtual. Considerando as empresas estudadas, observou-se uma tendência à reconfiguração do modelo de gestão, através da criação de novas ações gerenciais para adequação à dimensão virtual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComputação em nuvempt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectDeliverypt_BR
dc.titleA virtualização de processos no setor gastronômico de food service do Recife: benefícios e miragens do uso da computação em nuvempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155470982715595pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3980081716191136pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe accessibility and the faster dissemination of information propitiate a trend that reshapes the idea of centralized scope, which together with the expansion of the Internet, change the way that companies and information are managed. This path leads to the phenomenon that has been called process virtualization, a phenomenon that has assumed an important role in the design and implementation of a virtual environment in organizations. Thus, considering the applicability of the virtual process with the support of the information and communication technology, a search was made as massive as possible on the existence of virtual processes with the pool of companies of the segment of food service in the gastronomic sector of the city of Recife, in order to understand if there are benefits, and what they are, but also to identify mirages. Associated with these, the intensity of the phenomenon was verified through a multi-methodological research, using an intensive questionnaire launched with entrepreneurs and managers of the sector, in order to ascertain the vitality of process migration thanks to cloud computing. The responses were segmented in different dimensions, as expected, bringing positive aspects, by option named benefits, as well as negative aspects labeled as mirages linked to migration, technology and processes. In addition, a relationship was established between the constructs of the process virtualization theory and the delivery process as a cloud technology service, called process as a servisse (PaaS). It was observed that the process virtualization, in general, causes changes in the process flow, so that it was possible to idealize two managerial scenarios dichotomous: before and after the adoption of the virtual process. Considering the companies studied, there was a tendency to reconfigure the management model, through the creation of new managerial actions to adapt to the virtual dimension.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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