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Título : A formação do licenciado em educação física do Centro Acadêmico de Vitória – UFPE em tempos de inclusão educacional
Autor : SILVA, Ângela Maria da
Palabras clave : Professor; Educação profissional; Educação Inclusiva
Fecha de publicación : 5-jul-2018
Citación : SILVA, A. M.
Resumen : O presente estudo tem como objetivo analisar a formação inicial de professores, tomando como referência o curso de Licenciatura em Educação Física, ofertado no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em tempos de inclusão educacional, envolvendo aluno com deficiência em escola regular. Tomaram-se alguns conceitos que são direcionados à educação inclusiva, do ponto de vista dos documentos internacionais, a exemplo da Declaração de Salamanca (1994) e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo 2006, dos quais o Brasil é signatário e deles emergem um conjunto de normatizações para a educação brasileira e que tem assegurado às pessoas com deficiência o direito à educação em escola regular. Entretanto, será necessário que, os profissionais envolvidos nesse processo estejam qualificados, por meio de um conjunto de disciplinas durante a sua formação inicial para que possam atuar com qualidade e garantir uma educação inclusiva para todos. Para atender ao nosso objetivo, foi realizado um estudo a partir dos seguintes documentos: Projeto Pedagógico do Curso do ano de 2014 (PPC); ementas de 43 (quarenta e três) disciplinas obrigatórias, bem como de quatro (04) disciplinas eletivas. Do total das disciplinas do curso, verificou-se que, apenas, 03 (três) abordam conhecimentos relativos à pessoa com deficiência e sobre inclusão. Acrescenta-se a possibilidade de freqüentar a disciplina eletiva de Educação Inclusiva, vinculada ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A discussão envolvendo os processos de formação inicial do licenciado em Educação Física do CAV/UFPE, com foco na inclusão do aluno com deficiência, estão diretamente relacionados à necessidade de redefinição do perfil curricular do curso, tendo em vista as diretrizes curriculares e o projeto pedagógico do curso necessitar de um aprimoramento, a partir da reformulação do PPC em função da grande concentração das disciplinas específicas no campo da educação física e a insuficiência de disciplinas que contemplam as especificidades voltadas ao conhecimento geral e especifico envolvendo a pessoa com deficiência e a inclusão educacional, aparecendo, apenas, em duas disciplinas obrigatórias (02) e duas optativas/ eletivas (02) que são disponibilizadas para os licenciados de Educação Física.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27588
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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