Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27584

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Hercília Melo do-
dc.contributor.authorSILVA, Jeremias Severino da-
dc.date.accessioned2018-11-20T20:49:54Z-
dc.date.available2018-11-20T20:49:54Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.date.submitted2018-11-20-
dc.identifier.citationSILVA, J. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27584-
dc.description.abstractO xadrez é um milenar jogo de tabuleiro, que atualmente é considerando um esporte, mas também é ciência e arte (BECKER, 2002, p. 09). Sobre o deslocamento da prática para o globo, a literatura aponta que a chegada ao ocidente aconteceu por meio das rotas comerciais, adentrando no Brasil no período colonial através dos portugueses, na medida em que o “jogo” configurava-se como passatempo das classes de elite (KLEIN, 2003). Hoje, encontramos o xadrez em praças públicas, nos espaços escolares e competições juvenis, além da presença enquanto conteúdo curricular das aulas de educação física. Diante de suas possibilidades no que concerne à atenção, concentração e criatividade, a prática do xadrez no âmbito escolar configura-se como ferramenta educacional, potencializando saberes diversos no processo ensino-aprendizagem, beneficiando, em especial, os escolares. Entre outros aspectos, o xadrez deveria ser fomentado nas instituições de ensino desde as fases iniciais de escolaridade, conforme países de primeiro mundo, onde há implantação a décadas (COBRA, 2007), ainda, encontra-se dificuldades para tornar essa prática efetiva no âmbito escolar brasileiro, mesmo o país transitando em posições irrisórias no ranking mundial de educação. Considerando a complexidade da tarefa pedagógica, tem-se chamamento da comunidade científica a auxiliar com proposições para o êxito educacional de base, na perspectiva de impactar nos resultados nacionais, na medida em que temos metas a alcançar como estipulado pelo Plano Nacional de Educação (PNE, 2014).pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectXadrezpt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.titleO xadrez na escola: possibilidades para a interdisciplinaridadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274881J3pt_BR
dc.description.abstractxChess is an ancient board game, which is currently considered a sport, but it is also science and art (Becker, 2002, p. On the displacement of the practice to the globe, the literature indicates that the arrival in the West happened through the commercial routes, entering Brazil in the colonial period through the Portuguese, to the extent that the "game" was configured as a pastime of the classes of elite (KLEIN, 2003). Today, we find chess in public squares, in school spaces and youth competitions, as well as the presence as curriculum content of physical education classes. Faced with its possibilities regarding attention, concentration and creativity, the practice of chess in the school context is an educational tool, potentiating diverse knowledge in the teaching-learning process, benefiting, in particular, schoolchildren. Among other aspects, chess should be fostered in educational institutions from the earliest stages of schooling, according to the first world countries, while the implementation for decades (COBRA, 2007) still presents difficulties to make this practice effective within the scope Brazilian school, even the country transiting in derisory positions in the world ranking of education. Considering the complexity of the pedagogical task, the scientific community is called upon to help with proposals for basic educational success, with a view to impact on national results, as we have goals to achieve as stipulated by the National Education Plan (PNE, 2014).pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Jeremias Severino da.pdf892,32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons