Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27580

Comparte esta pagina

Título : A capoeira e a educação não formal: contribuições de um grupo de praticantes de capoeira da comunidade quilombola de Angico de Cima, Bom Conselho – PE
Autor : SANTOS, José Adelson Teixeira dos
Palabras clave : Capoeira; Educação não formal; Comunidade quilombola
Fecha de publicación : 27-jun-2018
Citación : SANTOS, J. A. T.
Resumen : A capoeira é uma das expressões da cultura brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. o presente trabalho tem como objetivo principal Investigar quais valores e concepções de educação são apreendidos pelos capoeiristas de uma comunidade quilombola de Pernambuco. Utilizou-se a pesquisa descritiva que segundo Gil, têm como objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno. Foram realizadas entrevistas através de questionário semi-estruturado, e os dados foram coletados através de áudio descrição. Entendemos que os resultados do nosso estudo, revela aspectos importantes em relação a importância dessa prática corporal para a comunidade quilombola de angico de Cima, corroborando com algumas pesquisa no âmbito da capoeira e sua educação não formal. O estudo oportuniza ressaltar valores encarnados na cultura afrodescendente e, neste sentido, a pesquisa contribui para a preservação da história das gerações que vivem neste espaço social, reforçando um laço de identidade que une passado e presente. A pesquisa não deixa de extrapolar sentidos e modos de percepção da realidade social mais ampla, pois, descreve o contexto das comunidades quilombolas encarnada na prática da capoeira.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27580
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, José Adelson Teixeira dos.pdf1,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons