Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27580
Comparte esta pagina
Título : | A capoeira e a educação não formal: contribuições de um grupo de praticantes de capoeira da comunidade quilombola de Angico de Cima, Bom Conselho – PE |
Autor : | SANTOS, José Adelson Teixeira dos |
Palabras clave : | Capoeira; Educação não formal; Comunidade quilombola |
Fecha de publicación : | 27-jun-2018 |
Citación : | SANTOS, J. A. T. |
Resumen : | A capoeira é uma das expressões da cultura brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. o presente trabalho tem como objetivo principal Investigar quais valores e concepções de educação são apreendidos pelos capoeiristas de uma comunidade quilombola de Pernambuco. Utilizou-se a pesquisa descritiva que segundo Gil, têm como objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno. Foram realizadas entrevistas através de questionário semi-estruturado, e os dados foram coletados através de áudio descrição. Entendemos que os resultados do nosso estudo, revela aspectos importantes em relação a importância dessa prática corporal para a comunidade quilombola de angico de Cima, corroborando com algumas pesquisa no âmbito da capoeira e sua educação não formal. O estudo oportuniza ressaltar valores encarnados na cultura afrodescendente e, neste sentido, a pesquisa contribui para a preservação da história das gerações que vivem neste espaço social, reforçando um laço de identidade que une passado e presente. A pesquisa não deixa de extrapolar sentidos e modos de percepção da realidade social mais ampla, pois, descreve o contexto das comunidades quilombolas encarnada na prática da capoeira. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27580 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, José Adelson Teixeira dos.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons