Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27568
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Marcelus Brito de | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Elifábio da | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-20T19:00:48Z | - |
dc.date.available | 2018-11-20T19:00:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-20 | - |
dc.identifier.citation | SILA, J. E. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27568 | - |
dc.description.abstract | O Esporte é um dos conteúdos da Educação Física escolar, e sua abordagem é responsabilidade do professor de Educação Física, com isso é essencial que o professor conheça métodos de ensino adequados para os alunos em cada faixa etária. Este estudo pretendeu apontar algumas possibilidades de métodos de ensino para o desenvolvimento do esporte nas aulas de Educação Física. Portanto este trabalho tem como objetivo analisar e apontar quais são os métodos de ensino mais adequados para cada ciclo de aprendizagem dos Parâmetros Curriculares de Educação Física de Pernambuco. Para obtenção das fontes que fundamentaram esse estudo foi utilizado uma revisão da literatura com artigos disponíveis gratuitamente nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico entre os anos 1991 até 2016, além de livros que auxiliaram na instrumentalização do resultado. Esta pesquisa é exploratória devido à intenção de apresentar maior familiaridade ao tema discutido, tratando seus resultados através de uma abordagem qualitativa, já que se preocupa em apontar a qualidade dos métodos de ensino. Os resultados apresentados foram construídos por uma discussão entre as características dos ciclos de aprendizagem e as fases de iniciação esportiva de diferentes autores. Concluiu-se neste estudo que para cada ciclo de aprendizagem há determinados métodos de ensino adequados para o ensino-aprendizagem dos Esportes Coletivos que respeita as características e faixa etária dos alunos de cada ciclo. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Esportes | pt_BR |
dc.title | Métodos de ensino dos esportes coletivos na iniciação esportiva escolar conforme os ciclos de aprendizagem dos Parâmetros Curriculares de Educação Física de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4279248Y6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Sport is one of the contents of the Physical Education school, and its approach is the responsibility of the Physical Education teacher, so it is essential that the teacher knows adequate teaching methods for students in each age group. This study aimed to point out some possibilities of teaching methods for the development of sports in Physical Education classes. Therefore, this work aims to analyze and point out which are the most appropriate teaching methods for each learning cycle of the Curricular Parameters of Physical Education in Pernambuco. To obtain the sources that supported this study, a review of the literature with articles available for free in the SCIELO and Google Academic databases between 1991 and 2016 was used, as well as books that aided in the use of results. This research is exploratory due to the intention of presenting a greater familiarity to the topic discussed, treating its results through a qualitative approach, since it is concerned with pointing out the quality of teaching methods. The presented results were constructed by a discussion between the characteristics of the learning cycles and the phases of sports initiation of different authors. It was concluded in this study that for each learning cycle there are certain teaching methods suitable for Teaching-learning Collective Sports that respects the characteristics and age range of the students of each cycle. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, J. E..pdf | 418,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons