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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27560
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Título: | Análise comparativa da coordenação motora de crianças de 07 a 10 anos de idade entre escolas com diferentes realidades no município de Sairé Pernambuco |
Autor(es): | SILVA, Jaime José da |
Palavras-chave: | Destreza Motora; Crianças |
Data do documento: | 9-Jul-2018 |
Citação: | SILVA, J. J. |
Abstract: | A coordenação motora é a capacidade de o cérebro equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente os músculos e as articulações. O objetivo deste estudo foi analisar os níveis de coordenação motora grossa de crianças de 07 a 10 anos. Foram avaliadas 43 crianças de ambos os sexos com idade entre os 7 e os 10 anos, escolhidas de forma randomizada por conveniência, de duas escolas do município de Sairé-PE, com realidades distintas. Para a antropometria foi coletado e comparado à massa, estatura e IMC. O Desempenho motor foi avaliado pela bateria de testes Körperkoordinationtest für Kinder, 1974 (KTK), que consta de 4 tarefas: traves de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferências sobre plataformas. A normalidade dos dados foi inferida pelo teste de Shapiro-wilk. Foram utilizados a média e o desvio padrão para descrição das variáveis, posteriormente sendo comparados os grupos que estão envolvidos com aulas de educação física por meio do teste t, adotando um nível de significância de 5%. Todas as análises utilizaram o software SPSS 20.0. A Escola Marechal Artur da Costa e Silva que dispõe de uma melhor estrutura em relação à Escola Marcos de Barros Freire e tinha aulas regulares de Educação Física, apresentou um percentual de 70% dos meninos com coordenação motora normal, 30% com perturbação na coordenação motora e ninguém com insuficiência na coordenação, já os meninos da escola com uma estrutura mais precária apresentou 88,88% coordenação motora normal, 11,11% com perturbação na coordenação motora e ninguém apresentou insuficiência na coordenação. As meninas da primeira escola foram classificadas com 30,76% coordenação motora normal, 53,84% com perturbação na coordenação motora e 15,38% com insuficiência na coordenação. Já as meninas da segunda escola apresentaram 35,71% com a coordenação motora normal, 50% com perturbação na coordenação motora e 14,28% com insuficiência na coordenação motora. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27560 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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