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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27559

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Título: Barreiras/impedimentos no processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ambiente escolar: as influências da formação do professor
Autor(es): SILVA, Érika Cristina Lima da
Palavras-chave: Educação Física e Treinamento; Docentes; Educação de Pessoa com Deficiência Intelectual
Data do documento: 20-Jul-2018
Citação: SILVA, E. C. L.
Abstract: A educação especial no Brasil, trava um grande embate em relação aos conceitos que a ela estão atrelados, como o de inclusão e o de integração. A proposta de um sistema educacional inclusivo passa, então, a ser percebida na sua dimensão histórica, enquanto processo de reflexão e prática, que possibilita efetivar mudanças conceituais, político e pedagógicas, coerentes com o propósito de tornar efetivo o direito de todos à educação, preconizado pela Constituição Federal de 1988. Daí surge nosso questionamento: Quais as barreiras/impedimentos no processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual e quais as influências da formação do professor? Analisar sob a perspectiva de professoras de estudantes com Deficiência Intelectual, sobre a realidade da atuação profissional no processo inclusivo e sobre a formação inicial, voltada para esse público, permitindo-nos refletir, ter considerações a respeito e, lançar propostas acerca da formação de graduandos em educação física, nessa modalidade. Justifica-se principalmente pela carência de estudos na área de formação inicial e formação continuada em Pernambuco, para professores de estudantes com deficiência intelectual e para analisar a importância da intervenção de professor de educação física para esse público no ensino regular. Acredita-se que a formação de professores não os habilita de forma satisfatória a atuar com alunos com deficiência intelectual e que há uma pequena parcela de professores de educação física lecionando para esse público, o que pode influenciar na visibilidade e legitimidade da disciplina enquanto conteúdo curricular e deficit no desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes pela possível ausência de práticas corporais. Trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa, descritiva e de natureza aplicada; os sujeitos são 9 professoras que lecionam na área de educação especial. Utilizou-se o método de Grupo Focal para coletar os dados, dividido em duas seções; E para análise dos dados, será feita análise de conteúdo. Identificamos que as barreiras e desafio se baseiam em basicamente 2 categorias que são as Barreiras pedagógicas e as Barreiras Estruturais, que ainda se dividem 7 e 4 em subcategorias respectivamente. Analisamos que muitas das barreiras identificadas, passam desapercebidas no dia a dia, devido a adaptação, mas quando problematizadas coletivamente, é possível encontrar saídas. Esta pesquisa, nos permitiu fazer algumas reflexões acerca da formação docente e suas contribuições na atuação profissional em escolas que recebem alunos com Necessidades Educacionais Especializadas, no sentido de que formação docente não supre as necessidades pedagógicas que a escola demanda, principalmente pela disparidade que há entre teoria e prática, que fragmenta o conhecimento e não dá aos graduandos, subsídios e condições de assimilação entre a aplicabilidade das teorias e dos planejamentos. É preciso reavaliar a ideia motriz dos cursos e não simplesmente, modificar a grade curricular, principalmente porque assimilar, e torna mais complicado se separarmos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27559
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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