Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2755
Title: Estudo sobre a evolução do comércio e WEB pessoal ao comércio social: características, marcos e tecnologias
Authors: CARVALHO, Emmanuel Barreto de
Keywords: Comércio Social;Comércio Eletrônico;Redes Sociais;Características;Requisitos;Frameworks
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Barreto de Carvalho, Emmanuel; Romero de Lemos Meira, Silvio. Estudo sobre a evolução do comércio e WEB pessoal ao comércio social: características, marcos e tecnologias. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Atualmente é observada uma mudança de paradigma na comunicação, no relacionamento e no modo de fazer negócio. O comércio, como o conhecemos, evoluiu para o comércio eletrônico e suas generalizações, assim como, a Web pessoal para comunidades virtuais também evoluiu para redes sociais. Sendo assim, é importante entender como o desenvolvimento nessas áreas está acontecendo, quem são os principais atores, qual influência as eras da Web têm na escolha de características e requisitos para classificar cada elemento contemporâneo, nesse domínio. O objetivo, dessa dissertação é agregar estudos relevantes que definem como as redes sociais oferecem suporte para as necessidades de seus participantes, em relação ao comércio eletrônico. Para alcançar esse objetivo, foi executado um Mapeamento Sistemático da Literatura de Redes Sociais e Comércio Eletrônico em Engenharia de Software. Baseado em buscas realizadas em mecanismos automatizados e buscas manuais em conferências importantes nas área de redes sociais e comércio eletrônico, um total de 1078 estudos foram obtidos. Trinta e dois estudos primários foram identificados como relevantes e classificados de acordo com quatro questões de pesquisa. A partir da análise realizada, o estudo inferiu, que uma nova forma de interação social existe entre as redes sociais e o comércio eletrônico, o qual converge para o comércio social, que é benéfico em vários cenários. As significativas e Importantes contribuições desse trabalho são: fornecer informações relevantes à aqueles que desejem desenvolver o comércio social, reduzir o tempo necessário para uma tecnologia ser amplamente utilizada e ainda disseminar o conceito pela comunidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2755
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo7094_1.pdf3.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.