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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2755
Título: Estudo sobre a evolução do comércio e WEB pessoal ao comércio social: características, marcos e tecnologias
Autor(es): CARVALHO, Emmanuel Barreto de
Palavras-chave: Comércio Social; Comércio Eletrônico; Redes Sociais; Características; Requisitos; Frameworks
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Barreto de Carvalho, Emmanuel; Romero de Lemos Meira, Silvio. Estudo sobre a evolução do comércio e WEB pessoal ao comércio social: características, marcos e tecnologias. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Atualmente é observada uma mudança de paradigma na comunicação, no relacionamento e no modo de fazer negócio. O comércio, como o conhecemos, evoluiu para o comércio eletrônico e suas generalizações, assim como, a Web pessoal para comunidades virtuais também evoluiu para redes sociais. Sendo assim, é importante entender como o desenvolvimento nessas áreas está acontecendo, quem são os principais atores, qual influência as eras da Web têm na escolha de características e requisitos para classificar cada elemento contemporâneo, nesse domínio. O objetivo, dessa dissertação é agregar estudos relevantes que definem como as redes sociais oferecem suporte para as necessidades de seus participantes, em relação ao comércio eletrônico. Para alcançar esse objetivo, foi executado um Mapeamento Sistemático da Literatura de Redes Sociais e Comércio Eletrônico em Engenharia de Software. Baseado em buscas realizadas em mecanismos automatizados e buscas manuais em conferências importantes nas área de redes sociais e comércio eletrônico, um total de 1078 estudos foram obtidos. Trinta e dois estudos primários foram identificados como relevantes e classificados de acordo com quatro questões de pesquisa. A partir da análise realizada, o estudo inferiu, que uma nova forma de interação social existe entre as redes sociais e o comércio eletrônico, o qual converge para o comércio social, que é benéfico em vários cenários. As significativas e Importantes contribuições desse trabalho são: fornecer informações relevantes à aqueles que desejem desenvolver o comércio social, reduzir o tempo necessário para uma tecnologia ser amplamente utilizada e ainda disseminar o conceito pela comunidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2755
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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