Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27525
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUARDA, Flávio Renato Barros da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ana Beatriz Januário da | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T22:28:49Z | - |
dc.date.available | 2018-11-14T22:28:49Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. B. J. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27525 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende analisar os componentes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física no estado de Pernambuco, na perspectiva de identificar a frequência de disciplinas e estágios voltados à preparação para atuar em serviços públicos de saúde. Trata-se de uma análise documental de caráter descritivo, a qual utilizou uma abordagem quantitativa, para identificar os perfis de formação dos cursos dessa área. Os dados foram coletados no sítio do Ministério da Educação, o qual agrega informações sobre os cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. Foram selecionados 12 cursos em bacharelado e sete em licenciatura que atenderam aos critérios de inclusão, e em seguida, foram analisados os respectivos Projetos Pedagógicos. Verificou-se o predomínio das disciplinas relacionadas à saúde coletiva em 75% nos cursos de bacharelado e em 25% dos de licenciatura. Observou-se ainda que esses últimos, não ofertam disciplinas de estágio relacionadas ao campo da saúde coletiva ou em serviços públicos de saúde. Nesse contexto, mesmo com a regulamentação do Profissional de Educação Física no setor público de saúde, a operacionalização das ações em saúde através das políticas públicas, em detrimento da formação inicial desses profissionais, não parecem estar em concordância com a grande potencialidade que estas podem ter. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Profissional de Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Conteúdos curriculares | pt_BR |
dc.subject | Serviços públicos de saúde | pt_BR |
dc.title | Análise dos currículos de formação em educação física para atuação no setor saúde: subsídios para a (re)orientação dos cursos de graduação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742381Z1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study intends to analyze the curricular components of undergraduate courses in Physical Education in the state of Pernambuco, in order to identify the frequency of disciplines and stages geared to the preparation to work in public health services. This is a descriptive documentary analysis, which used a quantitative approach to identify the training profiles of courses in this area. The data were collected on the website of the Ministry of Education, which aggregates information about undergraduate courses in all areas of knowledge. Twelve undergraduate and seven undergraduate courses were selected that met the inclusion criteria, and then the respective Pedagogical Projects were analyzed. The predominance of the disciplines related to collective health was verified in 75% in the baccalaureate courses and 25% in the undergraduate courses. It was also observed that the latter do not offer internship subjects related to the collective health field or in public health services. In this context, even with the regulation of the Physical Education Professional in the public health sector, the operationalization of health actions through public policies, to the detriment of the initial training of these professionals, does not seem to be in agreement with the great potential that they may have . | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ana Beatriz Januário da.pdf | 773,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons